Eu também tenho minhas preferências, minhas necessidades e meus sentimentos e se você colocar em prática os 10 mandamentos do cão são 11 e mais um pouquinho eu vou perceber o tamanho do amor que você tem por mim e, claro, ficarei muito agradecido.
1 – Minha vida poderá ultrapassar os 20 anos, dependendo da forma como você cuidar de mim. Não imagino ficar sem minha família pois seria muito desconfortável.
2 – Cuide de mim, sempre, tanto quando filhote, adulto ou quando idoso. Você também vai ficar.
3 – Não descuide de mim, principalmente nos momentos mais difíceis e adversos.
Quando eu tiver no final da vida você vai dizer “eu não quero estar presente”? Ou cuidará de mim até o final?
4 – Saiba que sem você ao meu lado tudo será muito difícil. Sua presença me dar força e alegria.
5 -Não se irrite nem fique zangado comigo. Não me deixe preso e sozinho. Você suportaria essa situação?
6 – Não me bata ou castigue por algum erro meu como latir muito. Verifique se você não esqueceu do meu alimento, minha água ou se o sol não está me incomodando, ou se a coleira não está me machucando. Veja que o tempo está muito quente, preciso de duas vasilhas com água. Coloque um pouco de gelo dentro.
7 – Posso seguir suas orientações e seu desejo mas preciso que me oriente. E não esqueça de arrumar uma namoradinha para mim. Eu também mereço.
8 – Não me dê ração de má qualidade pois pode me dar alergia alimentar, queda de pelo, emagrecimento e comprometer minha saúde. Sei que a situação, as vezes fica difícil, e não dá para comprar uma ração super prémium. Procure se planejar melhor.
9 – Não esqueça de adquirir parasiticidas. Os parasitas, me enfraquecem, tiram meu sono e provocam doenças e danos ao meu organismo.
10 – Não esqueça. O clima aqui é quente. Coloque duas vasilhas de água filtrada em lugares diferentes para que eu passa tomar bastante água, e não tenha que enfrentar desconforto da desidratação e suas consequências.
11 – Não esqueça de providenciar meu banheiro sanitário e minha peitoral que não me sufoque, tipo americana, pois sendo eu um braquicefálico e com vias respiratórias estreitas e curtas, sofro com uso de coleira inadequada bem como altas temperaturas. Peço, portanto, quando me levar para passear que seja em um horário fresco e percurso reduzido.
Finalmente, peço para me levar para banho e tosa e para consultas periódicas.
Muito obrigado.
VOCÊ JÁ PRATICOU UMA BOA AÇÃO HOJE?
Para maiores informações, orientações e indicações,
CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO
Leia também: PRINCIPAIS SITUAÇÕES EM QUE VOCÊ DEVE PROCURAR UM MÉDICO VETERINÁRIO.