COMO ADQUIRIR E CUIDAR DO SEU FILHOTE!

3
122
COMO ADQUIRIR E CUIDAR DO SEU FILHOTE!
COMO ADQUIRIR E CUIDAR DO SEU FILHOTE!

É muito comum que uma pessoa sonhe em adquirir um cãozinho para fazer parte da família. É natural ter um cãozinho em casa para alegria e deleite de todos, afinal um animalzinho bonitinho, dócil e carinhoso, além de levar muita alegria para a família, pode contribuir na terapia de algumas enfermidades.

Mas você deve procurar saber como adquirir e cuidar do seu filhote.

Daí ser o recomendável levar o animalzinho ao Médico Veterinário de pequenos, para  avaliar as funções vitais e verificar se o cãozinho está gozando de boa saúde. Você não vai querer adquirir um animal doente. O animal pode estar doente e não apresentar sintomas no ato da compra. Portanto é prudente não decidir somente  pela beleza. A condição física, a imunidade, animal estabilizado, compensado, bem como, orientações sobre os cuidados e procedimentos a serem adotados devem ser obtidos  junto ao Médico veterinário.

Alguns cuidados devem ser tomados com relação a alimentação, controle de parasitas, vacinação, manejo, dentre outros. Afinal, ninguém vai desejar que seu cãozinho venha adoecer para depois tratar.

Um cãozinho filhote, em geral, possui uma estrutura relativamente frágil, pois o seu organismo ainda está em formação, e portanto, muito vulnerável e predisposto a apresentar disfunções digestivas, respiratórias, dermatológicas, urológicas, alérgicas, dentre outras.

É importante contar com orientação veterinária para estabelecer uma boa profilaxia, uma vez que inúmeras doenças viróticas, infecciosas e parasitárias costumam afetar animais nessa faixa etária.

FAIXA ETÁRIA

1-Filhotes na idade de 0 a 6 meses ganham dente de leite e costumam devorar o que encontram pela frente (cuidado com sapatos no chão). Tem aumento de tamanho, de peso, e iniciam o desenvolvimento dos órgãos reprodutores. É considerada por alguns como a fase ideal para a castração nos machos. Nas fêmeas, alguns Médicos Veterinários preferem após o primeiro cio. Sobre esse assunto, recomendo ler o artigo neste blog, “Dicas do cão: Castrar ou não castrar”?  

2)Filhotes na idade de 6 a 9 meses, costumeiramente classificados como júnior, são considerados adolescentes, possuidores de muita vitalidade, hiperativos, e em geral, teimosos e baguncentos. Esta é a fase em que o cãozinho já tem definido a sua personalidade.

Algumas raças são mais delicadas e possuem características que os deixam mais predispostos a serem acometidos de alguma enfermidade.

RAÇAS BRAQUICEFÁLICAS

Raças braquicefálicas tem estreitamento/encurtamento das vias aéreas com predisposição a terem problemas respiratórios. 

Outra limitação é que, por terem olhos esbugalhados, grandes e salientes, esses animais não conseguem piscar os olhos em toda sua amplitude. Assim, ficam com os olhos secos, carecendo de hidratação, e predispostos a conjuntivite, úlcera de córnea e traumas.

Outro fator é com relação ao horário de passeio e o uso adequado de uma peitoral que não prejudique a respiração.

Ouço frequentemente pessoas relatarem que ter um animalzinho é tudo de bom. Creio que a maioria está de acordo, porém, creio que antes da aquisição, é necessário levar em conta alguns critérios:

CRITÉRIOS PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE

1) Qual a raça?

2) Quais as doenças da raça?

3) É para companhia ou guarda?

4) É para casa ou apartamento?
5) Tem tempo disponível para cuidar do pet?  

6) Está levando em consideração despesas com assistência veterinária, ração, medicamentos, utensílios, higiene…

7) Antes de levar pra casa, não esquecer que é importante levar ao Médico Veterinário para fazer uma avaliação.

Seguindo as precauções aqui anotadas e orientações do Médico Veterinário, sua probabilidade de alcançar níveis elevados de satisfação com o seu cãozinho serão bastantes favoráveis.

Muito obrigado.

VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE?

Para maiores informações, orientações e indicações,

CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: FIV-VIRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA FELINA

Artigo anteriorFIV-VIRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA FELINA
Próximo artigoVÍRUS DA LEUCEMIA FELINA – FeLV
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui