CASTRAR OU NÃO CASTRAR?

1
151
CASTRAR OU NÃO CASTRAR?
CASTRAR OU NÃO CASTRAR?

O QUE É CASTRAÇÃO?

Castração é um procedimento cirúrgico, chamado de orquiectomia ou orquidectomia nos machos e OSH (ováriosalpingohisterectomia) nas fêmeas.

No Brasil, a grande maioria dos Médicos Veterinários asseguram que a castração é a única maneira ética e eficaz de controle da reprodução dos animais, além, de prevenir diversas doenças em cães e gatos.

Entre os tutores é grande o número dos que utilizam o uso de medicamentos injetáveis, as “vacinas” ante cio para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. Esses produtos são baratos e podem levar as fêmeas a terem mastocitomas. São muitos vendidos nas lojas e pet shop, no entanto, com o aumento da informação, a aceitação e a utilização da castração vem conquistando bastante espaço nos últimos anos.

CRIPTOQUIDISMO

A título de informação, em cães machos é frequente acontecer de um ou os dois testículos não descerem da cavidade abdominal o que caracteriza o quadro de Criptoquidismo uno (é fértil) ou bilateral (é  estéril), doença hereditária autossômica ligada ao sexo e transmitida aos descendentes.

 Os machos manifestam os sintomas e as fêmeas, podem ser portadoras do gene responsável.

A descida dos testículos  para a bolsa escrotal deve acontecer até seis meses de idade.

A indicação da castração é necessária, evitando assim favorecer o surgimento de:

1 – Hérnia inguinal

2 – Torção testicular

3 – compressão do testículo por traumas na região onde ele está preso.

4 – Gerar problemas de fertilidade na vida adulta e

5 – Aumento do risco de câncer do testículo.

 PRINCIPAIS indicações da castração

As duas indicações mais importantes para a realização das castrações de macho e fêmeas, cães e gatos são:

1º) o controle populacional

2º) Prevenção de algumas doenças em fêmeas, principalmente tumor de mama ou mastocitoma,  problema muito presente na rotina clinica no Brasil, e tumor de adrenal, frequentes em animais em idade mais avançada, esse último, principalmente fêmeas de maior porte.

Mas, o maior problema da castração, no Brasil, está relacionando a políticas públicas. É um problema cultural. Não existe a política de castração precoce e essa é o principal causa da existência desses ocorrências.

Nos EEUU, Canadá e Japão a incidência de animais nas ruas é muito baixa por causa da saúde pública ser eficiente e eficaz. Há estímulos à castração e ao controle de animais moradores de rua.

Isso contribui no controle populacional e na redução da incidência de inúmeras doenças que podem ser transmitidas ao homem (Zoonoses).

Já na Itália, há muitos casos de tumores de mama por questões machistas.  Eles quase não castram.

Na República Checa, também, não há o costume de castrar os animais. Mas a tendência é mudar.

A castração tem vantagens e também desvantagens, e é bom conhecer.

VANTÁGENS

1 – Evitar cruzas indesejáveis.

2 – Evitar condutas indesejáveis durante o cio.

3 –  Evitar o cão fugir pra rua atrás de cadelas no cio.

4 – Evitar barulho ensurdecedor da gata no cio.

5 – Evitar tumor de mama.

6 – Evitar pseudociese (falsa gravidez)

7 – Evitar piometra

8 – Evitar tumor de ovário e de útero.

9 – Reduzir agressividade e brigas pois há diminuição   dos níveis de hormônios. Mas, a redução dessa agressividade, nem sempre ocorre.   

10-Facilita possível adestramento.

11- Animais tendem a ficar mais calmos. Mas nem sempre isso também ocorre. Às vezes fica até mais agressivo em casos, por exemplo de OSH traumáticas e mal conduzidas.

12- Cão tende a latir menos.

13 -Reduz extintos de demarcação de territórios.

EFEITOS COLATERAIS DA CASTRAÇÃO

I – Situações controláveis

1 – Cão, com o avanço da idade tende a ganhar peso.

2 – Animais castrados precisam de mais exercícios do que os não castrados.

3 –  Podem surgir transtorno da incontinência urinária (10%)

4 – Pode necessitar de uma alimentação própria para castrados, em geral de custo mais elevado.

5 – Castração precoce pode acarretar desenvolvimento de vulva juvenil nas fêmeas levando a um quadro de vaginite na fase adulta e idosa, e obstrução.

6 – Já nos machos podem desenvolver pênis juvenil provocando o surgimento de  cistite  tanto na idade adulta como na idade idosa.

II –Situações mais complexas.

 Estudos realizados e em andamento revelam situações de efeitos colaterais mais complexos da castração.

1 – Castração precoce pode levar ao surgimento de endocrinopatias, como tumor de adrenal.

2 – Pode levar à risco de outros tumores como   hemongiossarcoma (HSA), miosarcoma, leiomiossarcoma, rabdiossarcoma.

3 – Um em cada quatro animais da raça de grande porte, tipo Rottweiler, castrado precocemente, tem risco de desenvolver   osteossarcoma(OSA), devido retardo no fechamento da placa óssea, principalmente de ossos longos.

QUESTIONAMENTOS

 Alguns tutores perguntam:

  1. O fato da cadela não cruzar, pode ficar predisposta a desenvolver tumor de mama? Até o presente momento, não existem estudos que comprovam a existência dessa correlação.

2- Cadelas que recebem progesterona favorece tumor de mama?  Estudos comprovaram que sim. Aumentam o risco de tumor de mama não só nos animais como também nos humanos.

Há um esforço das autoridades para proibir o uso de anticoncepcionais em fêmeas mas o poder econômico  da indústria e dos laboratórios farmacêuticos é muito forte.

3- Tumores de mama tem correlação com classe social e o meio onde o cão vive? Sim. Sabe-se que a neoplasia mamária é mais frequente em regiões onde a classe social é menos favorecida. A quantidade de cães moradores de rua é bem significativa e não há uma consciência de realização de OSH.

Por outro lado, a neoplasia mamária é menos frequente em regiões onde a classe social é mais favorecida, seus cães são mais indoor e os tutores costumam castrar e oferecer uma boa assistência veterinária aos seus animais.

4- Animais macho também pode ter tumor de mama? Sim, mas numa porcentagem pouco frequente. Segundo estudos, em torno de 1%.

5-  O homem também pode ter tumor de mama? sim, principalmente aqueles que fazem uso de anabolizantes.

6- Nos humanos a gravidez e a amamentação, previne e reduz neoplasia de mama? Sim.

Concluindo, a castração em cães e gatos é recomendável, tanto machos quanto fêmeas.

 As vantagens da castração superam em muitos os poucos efeitos colaterais controláveis.

Estão aí algumas dicas para você.

Muito obrigado.

VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE?

Para maiores informações, orientações e indicações,

CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: CONHEÇA A MAIS IMPORTANTE DOENÇA DAS AVES, NO BRASIL

Artigo anteriorConheça a mais importante doença das Aves no Brasil
Próximo artigoMICOPLASMA FELINA, SINTOMAS E TRATAMENTO.
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui