Quando procurar um veterinário? Principais situações

1
341
quando procurar um médico veterinário?
Quando procurar um médico veterinário?

Confira quais sãos as principais situações no qual você deve procurar um Médico Veterinário para acompanhar o seu Pet.

1 – Coceira intensa: cãozinho com coceira constante, queda de pelo, presença de carrapato e pulgas.

2 – Mudanças de hábitos: Aumento ou diminuição acentuada da ingestão de alimentos ou líquido; mudança de hábitos higiênicos ou comportamentais.

3 – Perda ou ganho de peso de forma perceptível.

4 – Alterações no sistema urinário: alterações na cor da urina, volume, frequência, odor, presença de sangue, dificuldade em urinar.

5 – Dor: Choro, gemido, sensibilidade ao ser manipulado, animal só fica quieto, deitado. 

6 – Febre: Animal com temperatura acima do normal, nariz quente, apático, quieto.

7 – Alterações nos olhos: inflamação, irritação, corrimento ocular, alterações na cor, presença de úlcera, ressecamento, globo ocular voltado para fora, fica piscando os olhos o tempo todo (ectópio, distriquiase, blefaroespasmo, corpo estranho?).

8 – Problemas respiratórios: tosse, peito chiando, presença de muco, presença de sangue pelas narinas.

9 – Traumatismos: pancadas, atropelamento, escoriações, fratura, ferimentos causados por objetos perfuro cortante.

10 – Problemas oncológicos: presença de nódulos que crescem rapidamente e se transformam em tumores alterando a fisiologia, o bem estar e os movimentos do animal.

11 – Hemorragia: Presença de sangue por qualquer abertura do corpo é uma emergência que requer atendimento imediato por caracterizar risco de vida

12 – Problemas neurológicos: convulsões, desmaios, tremores e “ticks” nervosos em membros ou cabeça, alterações na caminhada e postural também requer atendimento emergencial.

13 – Alterações no sistema digestório: diarreia, vômitos (frequência, conteúdo, cor, odor), alterações nas fezes ( côr, consistência, volume, frequência, odor.)

14 – Alterações do sistema epitelial: pelo sem brilho, ressecado, queda de pelo, cor do pelo alterada, pele grassa, crostosa, oleosa, untuosa, e com odor fétido.

15 – Problemas odontológicos: cães com idade em geral acima de 8 anos costumam apresentar algum tipo de alteração na arcada dentária. Um bom Veterinário sempre abre a boca do animalzinho, identifica e trata algum problema (ou encaminha ao especialista), sendo os mais comum a gengivite e  periodontite, com presença de placa bacteriana, tártaro e um forte odor, sendo esse sintoma o primeiro a ser notado pelo tutor.

Taí as dicas para você de quando procurar um médico veterinário. Muito obrigado! VOCÊ JÁ PRATICOU UMA BOA AÇÃO HOJE?

Para maiores informações, orientações e indicações, CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO.

Artigo anteriorIMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO.
Próximo artigoOS 10 MANDAMENTOS DO CÃO SÃO 11 E MAIS UM POUQUINHO.
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui