Imprevisibilidade do Comportamento Humano

0
163
Imprevisibilidade do Comportamento Humano

A imprevisibilidade do comportamento humano, suas consequências e prevenção tem sido objeto de estudos e de Inúmeros trabalhos científicos realizados por estudiosos como Sigmund Schilomo Freud (1877), John Broadus Watson (1920), Wilheim Wundt (1920) Edward L. Thorndike(1938) e Burrhus Frederic Skinner (1938) visando oferecer conhecimentos e disponibilizar subsídios para a compreensão de certas condutas violentas do ser humano, suas consequências e como se prevenir contra agressividade nos relacionamentos.

Mas muitos estudos ainda são inconclusivos e insuficientes para fornecer esclarecimentos sobre o comportamento humano, o porquê de certos comportamentos agressivos, ocasionais e surpreendentes do homem contra o próprio homem.

Isto porque o comportamento humano é muito complexo, imprevisível e a forma de como ele se manifesta vai depender da interpretação pessoal que cada um faz sobre o objeto ou fato.

O HOMEM ALÉM DA CIÊNCIA.

Mas qualquer que seja a maneira, o aspecto de comportamento em ciências sociais há certas imagens de que o homem está além da ciência. O homem, único animal que interpreta símbolos, que almeja e alcança lucros, que busca a satisfação e procura se distanciar da dor, é dotado de “razão imperfeita e influenciado por seus desejos e sentimentos e ainda possui inúmeros mistérios a serem explicados pela ciência. “Esses impulsos e a vida em sociedade, gera no ser humano, um tormento psíquico, fazendo com que Ele tenha uma imprevisibilidade de comportamento”, segundo estudos de Freud.

Assim, ao mesmo tempo em que olhando para os lados enxergamos grandes obras realizadas pelo homem por outro lado relatos de comportamentos dissonantes e em desacordo com as normas, regras e leis sociais estão, todos os dias, noticiados de forma cada vez mais incisiva pela mídia.

CRIME CONTRA A VIDA

Dentre os crimes contra a vida, o homicídio(art.121) ou assassinato, que é a morte de um homem praticada por um outro homem, de forma voluntária ou involuntária é o que possui maior índice de ocorrência e se constitui em um crime dos mais comuns. Às vezes os motivos são banais e os métodos, covardes e traiçoeiros, a exemplo desse caso.

Vítima após troca de “insultos” teve como resultado um castigo cruel. As discussões, palavras ásperas e a imprevisibilidade do comportamento do ser humano trouxeram como resultado um desfecho desfavorável e cruel para o tapeceiro que perdeu a vida carbonizado.

Visando a compreensão e prevenção do presente fato, destacamos a sequência:

  • Quem é a vitima
  • Trocas de insultos
  • O castigo cruel
  • Ladrados do “brumadinho” e pedidos de “socorro”
  • A câmara
  • O significado das palavras
  • Conselho de mãe
  • Conselho do Tancredo
  • Conselhos da bíblia.
  • Prevenção.

1 – A VÍTIMA

José Antônio Gonçalves 55 anos, cor clara era visto pelos conhecidos e fregueses como pessoa calma, simpático, fala pausada com leve sorriso no rosto. Tinha bom relacionamento com vizinhos e clientes e, segundo a família, não tinha inimigos. Só que isso não foi suficiente para evitar uma situação de alto risco e o pior ficou por acontecer.

Durante a semana realizava serviços de tapeçaria onde também morava à sexta avenida no setor leste universitário em companhia do seu cãozinho “Brumadinho”, tratado como membro da família. Mas, principalmente nos finais de semana, não dispensava uma cerveja e um bate papo com amigos como forma de laser, relaxamento e descontração.

2 – TROCAS DE INSULTOS

Um certo final de semana, estava com amigos em uma distribuidora de bebidas e após ingerir algumas cervejas, os ânimos foram ficando exaltados e por um motivo trivial, por impulso e sem pensar nas consequências e na imprevisibilidade do comportamento do ser humano, começou a discussão e trocas de insultos com uma pessoa.

Certamente ouviu o que não queria, disse o que não devia e recebeu um castigo cruel. Discussões, trocas de insultos principalmente com a cabeça quente podem levar a um desfecho desfavorável.

A turma do deixa disso cuidou de serenar os ânimos e depois cada um seguiu seu rumo. Era por volta de 23:00 horas e o José Antônio, amparado por um amigo, foi levado até sua moradia, uma vez que estava alcoolizado.

Longe estava Ele de imaginar que em função da troca de insultos, da discussão, da imprevisibilidade do comportamento humano, receberia castigo cruel.

3 – O CASTIGO CRUEL

Quando foi por volta de uma hora da madrugada do dia 5 de maio de 2020 os vizinhos acordaram com um forte incêndio seguido de pequenas explosões enquanto as chamas se propagavam em diversas direções.

 Alguém ligou para o corpo de bombeiro enquanto outros aproveitavam para filmar.

incêndio

Em poucos minutos a oficina do José Antônio foi devorada pelas chamas. Quando os bombeiros chegaram já não tinha mais o que fazer a não ser verificar a existência de alguma vítima no seu interior. Lamentavelmente o José Antônio foi vítima de um castigo cruel sendo localizado pela equipe do IML totalmente carbonizado com o corpo encurvado atrás da geladeira.

4 – LADRADOS DO ‘BRUMADINHO’ E PEDIDOS DE “SOCORRO”

Provavelmente o moribundo não teve tempo de abrir a porta ou seu estado não permitiu. A vizinha ouviu insistentes “ladrados” do brumadinho, três gritos de “socorro”, dois de “aí”, algumas explosões e depois, o silêncio.

5 – A CÂMARA

Ao verificar a câmara do supermercado, foi possível visualizar uma pessoa caminhando com um galão em direção à oficina do José Antônio e, em seguida, retornando correndo. Investigações policiais estão em andamento para identificar e prender o homicida.

6 – O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS

As palavras tem significado e ditas no afã da exaustão podem gerar fortes conflitos. Mas o exercício diário do bom senso, da cautela, ponderação e prudência podem ser úteis principalmente em momentos de tensão e sob forte emoção. Na maioria das vezes a tática do não revide ou do silêncio funciona, porque acalma os ânimos e esfria o clima.

Sabemos que certos ambientes, locais, companhias e principalmente quando estão consumindo bebidas alcoólicas podem favorecer a ocorrência de atos de violência.

7 – CONSELHO DE MÃE

Minha mãe quanto via uma briguinha entre Irmãos pedia que parassem e se abraçassem dizendo: “Às vezes é preciso abrir mão de alguns benefícios para preservar outros”

8 – CONSELHO DO TANCREDO

Tancredo Neves costumava dizer: “Há muito mais alegria em reconciliar-se com o seu desafeto do que em vencê-lo”.

9 – CONSELHOS DA BÍBLIA

Em várias partes da Bíblia há textos que fazem referências sobre a necessidade e os benefícios da conciliação, reconciliação e do perdão no alcance do entendimento e da paz.

10 – PREVENÇÃO

Por isso é preciso ter cuidado com discussões, palavras ásperas porque elas podem provocar um desfecho desfavorável dado a imprevisibilidade do comportamento humano podendo levar a um desfecho imprevisível e quase sempre cruel.

Que Deus o tenha é um bom local, José Antônio.

Veja outros artigos sobre pets e curiosidades acesse o site: meupetsaudavel.com

Não esqueça de deixar seu like e fazer seu comentário. Muito obrigado!

Leia também: O QUARTETO DA FELICIDADE.

Artigo anteriorIsolamento na Pandemia: Veja o que ele provocou nas Pessoas.
Próximo artigoMAIOR ÓRGÃO DO CORPO.
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui