É Possível chegar a 130 anos com Boa Saúde e Qualidade de Vida?

0
110
Como chegar aos 130 anos com saude e qualidade de vida

Afinal é possível chegar aos 130 anos, e principalmente com boa saúde e qualidade de vida? O que a ciência diz a respeito disso?

l – Os Estudos

Estudos desenvolvidos pelo Duke University Center para estudo de envelhecimento e Desenvolvimento Humano e publicado pelo periódico Científico “Nature Communications” em 25/05/2021, tem revelado que é possível o ser humano realizar seu sonho de viver o maior tempo possível, podendo chegar a 130 anos com mais saúde e mais qualidade de vida.

E este sonho existe sobretudo devido a insatisfação humana, que tem levado o homem, muitas vezes, a querer sempre mais.

Nesse sentido, a busca pela vida eterna levou vários bilionários a apostarem no estudo da Criogenia visando desenvolver meios, processos e equipamentos capazes de parar com o envelhecimento e a deterioração.

Nos dias atuais tornou-se comum encontrar pessoas na faixa dos 100 anos. O ator e dublador brasileiro Orlando Drummond, conhecido pelo papel de Seu Peru do programa de TV, Escolinha do Professor Raimundo, atingiu 101 anos e está com saúde e boa qualidade de vida.

II – Pessoas Mais Velhas do Mundo

Como chegar aos 130 anos
Jeanne Calment a pessoa mais velha do mundo.

1ª – Jeanne Calment – 122 anos e 164 dias.

2ª – Sarah Khauss – 119 anos e 97 dias.

3ª – Kame Tanaka – 118 anos e 160 dias.

A Francesa Jeanne Calment, conseguiu chegar a 122 anos e 164 dias fumando seu cigarro, comendo chocolate e tomando um cálice de vinho tinto seco por dia, lúcida, em uma cadeira de rodas, mas com boa memória. Era a mulher mais velha do mundo segundo “Guinnes Book”. Veio a falecer em 1997.

Porém, não é fácil nem comum chegar a essa idade porque o sistema complexo humano não oferece as condições ideais e o ritmo de envelhecimento tende a se encerrar por volta de 90 a 100 anos e vai depender de cada pessoa.

A quantidade de mulheres que encabeçam a lista das mais longevas é muito grande. Em todos os países do mundo, as mulheres vivem mais do que os homens e isso se deve, grande parte, a genética.

As mulheres têm cromossomas XX e eles contém muitos genes que ajudam a prolongar a vida. Por outro lado, acredita-se que as mulheres são mais cuidadosas com seu corpo e seu estilo de vida.

Há muitos relatos em lugares diferentes, mostrando que viuvez das mulheres é significativamente maior do que a dos homens e os embriões masculinos morrem em um ritmo maior do que embriões femininos, segundo o professor David Gems da University College London.

Estudos sobre a longevidade se baseiam na observação da contagem do número, do tempo de vida da célula, e na resiliência humana, sempre levando em conta que a qualidade de vida é um fator primordial.

III – O QUE SE BUSCA

O que se busca é estender a vida, mas reduzindo o tempo de fragilidade humana provocado por fatores estressantes como doenças, estresse ambiental, de relacionamentos, de alimentação inadequada e da desordem comportamental.

Buscar viver mais tempo, com mais saúde e qualidade de vida, por mais tempo segundo S Jay Olshansky professoor de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Illions em Chicago é o sonho de muitas pessoas.

Mas, muitos estudos tem revelado que para se buscar esse objetivo é necessário, dentre outras, observar os seguintes aspéctos:

1- Possuir uma genética favorável.

2- Não esperar a doença acontecer para tratar.

3- Identificar a doença antes que ela apresente os sintomas..

4- Interceptar a perda da resiliência ou seja: O corpo deve ter a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar a má sorte ou às mudanças.

Estudos relataram que a resiliência começa a desaparecer a partir dos 120 anos e gradativamente vai diminuindo, resultando em inabilidade para a recuperação.

Outros estudos tem indicado que é raríssimo pessoas poderem viver mais do que 125 anos. Acreditam que a expectativa máxima de vida é por volta de 115 anos e que para se chegar ao limite de 120, 125, quem sabe 130, precisamos fazer algo muito fundamental: “mudar toda a maquiagem genética da espécie humana e desenvolver centenas de milhares de novos medicamentos que ajam somente dentro das células doentes”, segundo conclusão do estudo,o que é extremamente difícil e demorado.

Talvez assim consigamos monitorar essa coisa muito complexa: o envelhecimento humano.

O consenso entre os cientistas é que essa expectativa de vida pode continuar aumentando com o tempo mas que é praticamente impossível determinar um limite.

O dr. Wagner Veríssimo renomado urologista-especialista do Hospital Urológico de Goiânia estado de Goiás, defende que a vida da célula é programada para viver até 130 anos.

Como o fator genético humano é algo muito complexo e praticamente imanipulável, o que se busca são algumas medidas indispensáveis e importantes para se assegurar vida longa com boa saúde e qualidade de vida.

.

IV – 13 RECOMENDAÇÕES DO DR WAGNER VERÍSSIMO

O dr. Wagner defende junto aos seus pacientes:

  1. Seguir o conselho do pai da Medicina Dr. Hipócrates fazendo do seu alimento o seu remédio e do seu remédio o seu alimento.  A alimentação deve ser o mais saudável possível com foco nas frutas e verduras, utilizando boa fonte de carboidratos, proteínas, reduzindo o consumo de gordura, açúcar e sal.
  2. Fazer uma atividade física e ter pelo menos um laser. (reunir amigos, dançar, tocar violão…)
  3. Tomar banho de sol com frequência.
  4. Ter uma ocupação.
  5. Administrar sabiamente o estresse, evitando que ele interfira na sua qualidade de vida.
  6. Agradecer a Deus pelas conquistas e focar mais no que você já conquistou.
  7. Praticar o que recomenda a metáfora do copo d´água meio cheio meio vazio. (veja a metáfora do copo d´água meio cheio e meio vazio).
  8. Fazer uma consulta médica pelo menos uma vez ao ano.
  9. Tomar muita água filtrada, sendo um ou dois copos duplo cedo em jejum.
  10. Procurar ter sempre a alta estima positiva.
  11. Dormir diariamente de 6 a 8 horas.
  12. Se relacionar com as pessoas de forma sadia e respeitosa.
  13. E por último, mas nem por isso menos importante, ter um amor e viver em paz e harmonia com ele.

Se o homem conseguir chegar aos 130 anos terá alcançado grande avanço porque a imortalidade só alcançará nos seus desejos, como diz o filósofo, matemático, astrônomo e músico grego, Pitágoras de Samos: “O Homem é mortal por seus temores e imortal somente por seus desejos”.

Para mais informações sobre curiosidades, conhecimento, orientações sobre pet acessar: www.meupetsaudavel.com

Leia também: 20 Frases e Gestos que podem constranger.

Artigo anterior20 Frases e Gestos que podem constranger
Próximo artigoVEJA ESSAS 6 DICAS PARA ADQUIRIR E CUIDAR MELHOR DO SEU PET BRAQUICEFÁLICO.
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui