MAIOR ÓRGÃO DO CORPO.

0
176
O Maior Órgão do Corpo

Você sabe qual é o maior órgão do corpo? Confira qual é e as suas principais funcionalidades!

ORGANISMO

O organismo é um sistema formada por partes inter-relacionadas, interatuantes e interdependentes executando harmonicamente os diversos processos físicos, químicos, biológicos e fisiológicos necessários à vida. O organismo tem mais de 70 órgãos e o maior deles, tanto dos homens como dos animais, é a pele seguido do fígado, do cérebro, do pulmão e do coração. Estudos tem relevado que o organismo representa o mais alto grau de organização estrutural sendo formado de células, que se juntam para formar os tecidos. Os tecidos se juntam para formar os órgãos. O conjunto de órgãos formam os sistemas ou aparelhos e estes formam o organismo.

Muitos fatores podem afetar o equilíbrio do organismo como a presença de ecto e endoparasitas, alimentação deficiente, falta de adoção de procedimentos profiláticos, falta de orientação veterinária. Assim, o organismo fica debilitado, predisposto a infecções e, consequentemente favorecendo o comprometimento principalmente dos órgãos vitais, ficando o organismo descompensado, desestabilizado e mórbido.

Leia também: É CERTO AUTO MEDICAR MEU PET?

A PELE

A pele é o maior órgão do corpo
O maior Órgão do Corpo, a Pele

PROPRIEDADES E ASPÉCTOS GERAIS

1 – É o maior órgão do corpo, em superfície e em peso.

A pele ou membrana cutânea, cobre a superfície do corpo. No homem adulto, a pele cobre uma área de cerca de 2 metros quadrados e pesa de 4,5 a 5 quilos, cerca de 15 a 16 % do peso total do corpo.

Nos animais as medidas são efetuadas levando em conta o tamanho e peso do animal.

2 – É o órgão mais facilmente inspecionado.

3 – É o órgão mais exposto a infecção, doenças e ferimentos não obstante ser resistente e flexível.

4 – Alguns distúrbios são limitados a pele como nevo (verruga) manchas da idade. Mas outros, como a cor da pele amarelada, pode ter origem em doenças do fígado.  Algumas erupções cutâneas, como as que ocorrem na catapora, podem revelar uma infecção sistêmica. Algumas características da pele e anexos como brilho, elasticidade, cor da pele e das mucosas, podem revelar anomalias como desidratação, icterícia, palidez devido a choque ou anemia.

5 – Sua localização a torna vulnerável a ação de trauma, luz solar, micróbios ou poluentes no ambiente.

6 – Grandes danos à pele como em queimaduras de terceiro grau, podem ser um risco a própria vida devido à perda de suas propriedades protetoras.

7 – Muitos fatores inter-relacionados podem afetar tanto a aparência como a saúde da pele. Neles estão incluídos alimentação, estilo de vida, idade, higiene, imunidade, características genéticas, circulação, stress, desidratação e medicamentos, dentre outros.

8 – Muitos procedimentos cirúrgicos na pele são realizados, visando a estética ou para reparar perdas teciduais por traumas em acidentes, brigas entre pessoas, ataques de animais ferozes, utilizando técnicas modernas e invasivas, inclusive enxertos.

9 – Os queratinócitos são as células diferenciadas mais presentes na epiderme (80%) que se invaginam pela derme e produzem uma proteína forte e fibrosa, a queratina, que ajuda a proteger a pele e os tecidos subjacentes do calor, da abrasão, dos micróbios e de substâncias químicas. Os queratinócitos também produzem grânulos lamelares os quais liberam um selante a prova d´água. Mas o calor excessivo pode trazer sérias sequelas à pele.

Há registros de queimaduras em pets provocada por lâminas aquecidas por ocasião da tosa. Os tutores, dias depois, percebem seus pets coçando e com regiões avermelhadas principalmente em locais de pele mais fina e sensível e procuram o Médico Veterinário. Os tutores devem ficar atentos ao processo de esfriamento da lâmina ou troca por outra fria durante a tosa.

10 – Entre os queratinócitos há células epidérmicas chamadas de melanócitos (melano=escuro), pigmento que contribui com a cor da pele e absorve a luz ultra violeta (UV) nociva, protegendo os queratinócitos. Mas os próprios melanócitos podem ser afetados negativamente e sofrer danos pela intensiva luz ultra violeta, podendo diante de exposição repetitiva, causar câncer de pele.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA PELE

O maior órgão do corpo, a Pele possui diversas funções, conheça as principais agora:

1 – Regulação homeostática da temperatura corporal:

Nos animais que transpiram (homeotérmicos) o mecanismo de resposta a temperaturas ambientais elevadas (calor) ou produzida por exercícios, envolve as glândulas sudoríparas écrinas e glândulas apócrinas.

As glândulas sudoríparas écrinas, estão presentes na maior parte do corpo principalmente na derme profunda, em maior quantidade na pele das palmas das mãos, planta dos pés e fronte, onde passam a produzir o suor.

Começam a funcionar logo após o nascimento. Os ductos excretores do suor passam pela derme, epiderme e terminam nos poros da superfície do corpo.

As glândulas apócrinas estão presentes na tela subcutânea, de onde saem os ductos, terminando nos folículos pilosos. Estão localizados principalmente nas axilas, nas aréolas das mamas, e nas áreas do rosto onde nasce barba nos homens.

Começam a funcionar só a partir da puberdade, em atividades sexuais e em momentos de estresse.  Aumentam a produção do suor (água, íons, amônia, aminoácidos, proteínas, lipídios, ureia, ácido lácteo e glicose) e com a evaporação ajuda a baixar a temperatura do corpo.

Além disso, vasos sanguíneos na derme se dilatam e por consequência, mais sangue flui através da derme o que aumenta a perda de calor do corpo. Há registro de que um jogador de futebol perde de 2 a 3 litros de suar durante uma partida de futebol, necessitando de hidratação adequada, principalmente antes, durante e após as partidas.

A vaca, o cavalo, o jumento também contam com esses tipos de glândulas pelo corpo, o que permite que se refresquem quando faz muito calor.

As aves suam muito pouco. De maneira quase imperceptível fazem através de regiões sem plumas, debaixo das asas e se refrescam através da abertura e movimentos das asas.

As aves e os mamíferos são os únicos animais do planeta que podem ser considerados de sangue quente pois conseguem controlar o nível de calor por diversos mecanismos internos.

O cão, por praticamente não dispor de glândulas sudoríparas, utilizam para eliminar o calor excessivo do corpo, pela evaporação da água através da língua (respiração ofegante) e através de suas almofadas plantares e nariz.

O gato transpira través das almofadas de suas patas e pelo nariz, exceção ao gato pelado canadense Sphynx.

Ele não tem pelo devido a um gene hereditário e recessivo responsável pela alopecia. Por não possuir pelos ele produz e libera óleos para se proteger do sol.

O porco se esfrega na lama ou na água para se refrescar no verão.

Os peixes, anfíbios e répteis necessitam de calor do ambiente para se aquecer. A temperatura desses animais varia de acordo com a do meio ambiente. Assim, quando querem aquecer, se expõem ao calor. Quando estão muito quentes e precisam se resfriar, procuram lugares frescos;

Em regiões geladas, muitos animais de sangue fio costumam hibernar para evitar desperdício de calor.

Nos seres humanos a transpiração é a forma que o corpo utiliza para evitar o aumento do calor e o tremor para evitar a redução excessiva da temperatura.

2 – Proteção: A função de proteção da pele é realizada pela presença de queratina, queratinócitos agrupados de forma compacta, de melanina, lipídios, sebo oleoso, pH ácido. Eles criam barreiras a invasão de micróbios, protegem contra o calor, desidratação, noxas físicas e químicas.

3 – Detectar sensações cutâneas tácteis-toque, pressão, vibração, cócegas: térmicas-calor e frio. Ajuda na identificação da dor. A dor quase sempre, funciona como uma indicação de dano eminente ou real ao tecido.

4 – Excreção e absorção de substâncias do corpo. Embora pequeno, a pele desempenha normalmente um papel na excreção, na eliminação de substâncias do corpo e na absorção, passagem de materiais do ambiente externo para as células do corpo.

5 – Síntese da vitamina D.  É realizada a partir da exposição à radiação ultravioleta que é convertida para sua forma ativa, um hormônio chamado de calcitriol, que ajuda na absorção do cálcio e do fósforo do trato gastrointestinal para o sangue. A falta de exposição ao sol ou no clima frio pode provocar deficiência de vitamina D sendo necessário sua inclusão na dieta ou em suplementos.

Para maiores informações, orientações e esclarecimentos CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO, e acesse o site Meu Pet Saudável!

Muito obrigado!

Artigo anteriorImprevisibilidade do Comportamento Humano
Próximo artigoO QUARTETO DA FELICIDADE
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui