- Carrapato
- Pulga
- Vermes
Os dois primeiros são parasitas externos e o terceiro é um parasita interno.
Os três causam grande incômodo aos animais como lesões e doenças de menor ou maior gravidade, podendo comprometer a qualidade de vida do animal e até mesmo, leva-lo à morte.
Hoje comentarei sobre o inimigo número um do seu cão: o carrapato. Artigos sobre pulgas e vermes poderão ser vistos também neste blog.
O CARRAPATO
O CARRAPATO do cão, conhecido como Ripicephallus sanguineus , por ser muito frequente e provocar uma série de problemas ao cão, tem levado tutores, diariamente, a procurar ajuda, tanto em Lojas Veterinárias, quanto em Consultórios e Clínicas veterinárias.
É um parasita que não pode viver sem um hospedeiro. Ele necessita do sangue para continuar com seu ciclo de vida.
Se reproduzem bem no clima quente mas são sensíveis a luz solar e por isso procuram se esconder. Nos cães eles se alojam, preferencialmente, na cavidade auricular e espaço interdigital. Nesses locais eles ficam, temporariamente, se protegem, se acomodam e se alimentam com certa facilidade. Em seguida se desprendem no solo onde a fêmea deposita cerca de 4 a 8 mil ovos, os quais após incubados irão dar origem as larvas com 3 pares de patas ( hexópodes).
Essas larvas são ativas, resistentes e procuram o cão imediatamente para se alimentar e após um período de 3 a 6 dias, a larva repleta de sangue, solta-se e cai ao solo se transformando em ninfa com 4 pares de patas (octópode). Esta ninfa procura o cão para se alimentar e em seguida se depreende no solo e se transforma em um carrapato jovem adulto sexuado, que irá parasitar outro cão.
Durante a ingestão de sangue, cerca de 2 ml por animal, é realizado o acasalamento que pode durar de 7 a 10 dias, em seguida, a fêmea grávida, irá procurar um ambiente favorável para colocar os ovos, em geral o solo, buracos de paredes, tetos e outros.
CARRAPATO E AS DOENÇAS
O carrapato quando suga sangue de um cão contaminado se constitui de um grande fator de propagação de doenças como Erliquiose, babesiose, hemobartonela ( hoje hemomicoplasmose) , as quais se não tratadas rápida e adequadamente, podem levar o seu cãozinho à morte.
SINTOMAS PROVOCADOS PELO CARRAPATO.
O carrapato deixa o cão anêmico, fraco, com baixa imunidade, desidratado, perde peso, queda do pelo, pelo fica sem brilho, o cão fica estressado e com vários sistemas do corpo acometidos como sistema nervoso, locomotor, renal, hepático. O estrago é muito grande e você não vai querer isso para o seu cãozinho, considerado um membro da família pela maioria dos tutores.
Por isso é necessário levar o cãozinho o mais rápido possível ao Médico Veterinário que além de corrigir as desordens e complicações produzidas pela doença orientará sobre a maneira mais eficaz de fazer o controle do carrapato, tanto no animal quanto no ambiente.
CONTROLE DO CARRAPATO
E muito importante saber como isso deve ser feito. Existem vários produtos mas o uso indevido pode causar intoxicações no animal, na pessoa que está aplicando o produto, além do gasto financeiro e até a perda do animal.
Para que o controle seja eficiente e eficaz é necessário que seja simultâneo ou seja: no animal e no ambiente cada um com o medicamento adequado e usado corretamente seguindo orientação do Médico Veterinário.
Já existem no comércio de produtos veterinários, medicamentos de última geração em forma de petisco palatável em dose única proporcional ao peso, altamente eficazes e eficiente tanto na prevenção como no combate a carrapatos, pulgas e sarnas.
Muito obrigado.
VOCÊ JÁ PRATICOU UMA BOA AÇÃO HOJE?
Para maiores informações, orientações e indicações,
CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO.
Leia também: COMO OS GATOS PERCEBEM O MUNDO?