TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PULGA.

1
93
pulga
pulga

A PULGA

Conhecida como Ctenocephalides canis, a pulga  é um pequeno inseto de coloração amarronzada.

Não voa mas é campeã de salto, capaz de pular cerca de 300 vezes a sua altura e a exemplo do carrapato, vive parasitando  os petes externamente,  incomodando  e provocando  uma série de sintomas  e doenças .

A pulga, além de parasita, é um importante vetor de disseminação de bactérias, protozoários e vermes.

É um problema muito comum na vida dos cães e dos gatos principalmente em épocas de temperatura elevada pois a mesma favorece a reprodução.

ESTÁGIOS

Apresenta quatro estágios de vida; ovo, larva, pupa e adulto e passa do estágio de larva a adulta em 7 dias quando sobem no cão e começam a sugar o sangue. Em seguida as fêmeas geram ovos em 24 horas, colocando de 20 a 25 ovos por dia. Durante os seus 110 dias de vida pode botar até dois mil ovos, constituindo uma grande ameaça à saúde dos animais.

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA PULGA.

Nos humanos, dissemina  a peste bubônica, o tifo endêmico, dentre outras.

Nos cães, a pulga transmite o verme  Dipylidium  canino, responsável por provocar a teníase. Daí a necessidade do combate simultâneo da pulga no cão e no ambiente  e, também, do verme.

CONTROLE DA PULGA

O controle da pulga deve ser realizado no animal e no ambiente com o uso de medicamentos adequados e de acordo com a raça, idade, peso e condições físicas.

Há registros de muitos animais intoxicados por uso inadequado de pesticidas e parasiticidas adquiridos no balcão de lojas veterinárias sem orientação do Médico Veterinário, sendo perigoso também para a pessoa que vai aplicar (idade, condições físicas) e sem o conhecimento do uso adequado do produto.

CUIDADO COM O USO DE INSETICIDAS

É bom ressaltar que criança não deve manusear esses produtos e também pessoas adultas com problemas respiratórios, alérgicos, pessoa geriátrica. Todas as pessoas que forem manusear inseticidas e defensivos devem ser treinadas e receberem  orientação especial relacionados a  preparação do produto, dosagem, horário, posição do vento, vestuário e artigos de proteção, dentre outros.

Existem vários produtos nas lojas veterinárias para controlar a pulga. O controle deve contemplar necessariamente o animal e o meio ambiente. 

O animal deve ser tratado com vermífugo para teníase.

Bisnaga, pó, shampoo,  medicamentos  piretróides,  comprimidos palatáveis, coleiras, são produtos  disponibilizados no comércio agropecuário mas só diante de orientação  do especialista  torna seu uso seguro e os resultados satisfatórios.

Muito obrigado.

VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE?

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÕES E INDICAÇÕES,

CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: TRÊS PARASITAS INIMIGOS DO CÃO

  . 

Artigo anteriorTRÊS PARASITAS INIMIGOS DO CÃO
Próximo artigoQuais são os problemas causados por Vermes
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui