Envie para parentes e amigos que estão aniversariando pois fazer aniversário é um privilégio, festejar com a família e amigos é alcançar uma graça!
ANIVERSÁRIO A ORIGEM
A origem da palavra aniversário, vem do latim annus (ano) e vertere (voltar) “aquilo que volta todos os anos”.
Os Antropólogos americanos Ralph e Adelin, escreveram um livro The Lore of Birthdays (A sabedoria dos aniversários), onde relata que o modo da comemoração surgiu por volta de 3000 a.C. no Egito antigo quando os Gregos e os Egípcios adotaram o costume. No entanto não dispomos de registros exatos de épocas longínquas.
Rituais pagãos e crenças mágicas deram origem à maioria dos costumes das comemorações de aniversário, mas as comemorações eram reservadas apenas aos seres superiores: Faraós e Deuses.
Com o passar do tempo, o hábito foi se estendendo aos mortais, alcançou os Romanos a nível de Imperadores, seus familiares e aos senadores.
O costume posteriormente foi abolido por causa de sua origem pagã e passou a perder espaço com o surgimento do Cristianismo.
INÍCIO DOS FESTEJOS
No século IV, com o início da celebração do nascimento de Cristo e do Natal pela Igreja, veio o hábito de festejar aniversários e pouco a pouco, foram surgindo peças simbólicas como o bolo redondo com mel, as velinhas, os balões, o “parabéns pra você”, o “com quem será”, o hábito de dar presente ao aniversariante.
Tudo isso, tinha origem pagã com objetivos original de afastar os maus espíritos e dar proteção, uma forma de trazer o bem e afastar o mal.
Fazer um pedido antes de soprar as velas era tido como enviar um sinal aos céus.
A MÚSICA “PARABÉNS PRA VOCÊ”
Há quem defenda que o “Parabéns pra você” surgiu em 1875 com a criação pelas americanas Mildred e Patrícia Hill, da melodia “Good Morning to All” que sofreu algumas alterações até chegar em “Parabéns pra você” em 1924.
A versão brasileira da música foi decidida na cidade do Rio de Janeiro em um concurso na Rádio Tupi em 1942, tendo como vencedor a paulista Berthe Celeste Homem de Mello.
O USO DA VELINHA
O costume da vela sobre o bolo redondo, de mel simbolizava a lua cheia, que segundo a mitologia, era a forma com que a Deusa grega Artêmis se expressava e aparecia na natureza.
A ORIGEM DO BRIGADEIRO
Posteriormente, surgiram os salgados e os doces. Falando de doces, o docinho mais famoso dos aniversários é o brasileirinho brigadeiro.
Seu surgimento veio de uma disputa presidencial de 1945. Eleitores do brigadeiro Eduardo Gomes criaram o “doce do brigadeiro”, tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado.
O doce foi um sucesso, mas o brigadeiro acabou perdendo as eleições.
O CARTÃO DE ANIVERSÁRIO
A tradição de enviar cartões de aniversário começou na Inglaterra no início do século 20.
Os Ingleses, como sempre, com aquele jeitinho de “dissimular para evitar constrangimento”, criaram a tradição de enviar cartão de aniversário como pedido de desculpa carinhoso quando não podia comparecer ao evento.
Hoje, a maioria prefere entregar o cartão junto com o presente, pessoalmente.
MOMENTOS LÚDICOS E AGRADÁVEIS
A presença de familiares e amigos, bem arrumados, bem vestidos e perfumados, com presentes e cartões deixa a pessoa aniversariante em êxtase e os convidados tem a oportunidade de viver e conviver momentos lúdicos e agradáveis.
ANIVERSÁRIO DO PET
Nos dias de hoje, com os pets sendo considerados um membro da família, tornou-se um hábito comemorar aniversario. Muitos fazem um ritual parecido com o dos humanos, incluindo convites, salgados, doces, o famoso brigadeiro, vela, presença de convidados, os parabéns pra você e muitas fotografias. Alguns aproveitam para fazer noivado e até mesmo casamento.
É uma graça. Muito obrigado! Você já praticou uma boa ação hoje?
Para indicações, informações e orientações sobre pet, acesse: www.meupetsaudavel.com
Leia também: DICAS PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM BOM LEGADO.
Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂