Alter-ego é uma expressão que provem do latim “alter”, que significa outro, ou seja, um eu diferente, eu oculto…
O FILME
Lembro-me, por volta de 2002 ter assistido um filme Spider-men, criado pelo editor/escritor Stan Lee e pelo escritor/artista Steve Ditko, no qual o artista principal após ter sido mordido por uma aranha radioativa adquiriu super poderes, força e agilidade.
Esses atributos, em princípio, foram utilizados em benefício próprio, da família e dos amigos mais próximos. Depois utilizados para enfrentar o mal e ajudar os menos favorecidos.
Assim, venceu o valentão da escola, ganhou o torneio de luta livre no qual estava o temível “serra osso”.
Aos poucos ele teria aprendido sozinho que “com grande poder vem sempre uma grande responsabilidade”.
Esta frase foi incluída no ultimo painel da primeira história do Homem-Aranha, mais tarde atribuida retroativamente ao seu Tio Bem.
O HOMEM ARANHA
O Homem aranha é um dos super-herois mais populares e mais bem sucedidos comercialmente se constituindo num personagem símbolo aparecendo em inúmeras forma de mídias, várias séries de televisão animadas e ao vivo, jogos eletrônicos, em musicais e em uma série de filmes, passando a ser considerado como um dos maiores personagens de quadrinhos de todos os tempos e um dos mais populares de toda a ficção.
Foi concebido com o rosto encoberto para dar um certo ar de suspense, mistério e esconder a máscara da face.
ALTER-EGO DOS POLÍTICOS
Alter-ego é uma expressão que provem do latim “alter”, que significa outro, ou seja um eu diferente, eu oculto, pessoa alternativa.
Uma pessoa dotada de alter-ego, em uma análise estrita, é um “outro eu”, uma personalidade alternativa de alguém.
Em psicologia, uma pessoa dotada de alter-ego é alguém que leva uma vida dupla. O termo passou a ser usado no século XX quando o transtorno dissociativo de identidade foi descrito pelos psicólogos
O POLÍTICO E O ASPÉCTO INEBRIANTE DO PODER.
Diz-se que uma pessoa está inebriada (adjetivo de dois gêneros) quando está sob efeito de algo extasiante, embriagador, que entontece.
A riqueza, a beleza, a juventude, a fama, o prestígio, o poder são sem dúvida os que mais inebria o ser humano e o poder talvez seja o principal.
Há um ditado antigo, citado por José Sarney que diz: “Governo é como violino: você toma com a esquerda e toca com a direita”, com algumas poucas exceções.
O povo já está cansado de ouvir alguns políticos em campanha defendendo uma bandeira que agrada o próprio povo e após ser eleito passa a defender bandeira oposta.
Há registro nos meios de comunicação e internet em que político conhecido é eleito para cargo minoritário defendendo uma bandeira e quando alcança cargo majoritário passa a ser contra a essa mesma causa defendendo o interesse dos poderosos.
Em uma bela capital do centro oeste, um vereador defende na tribuna o equilíbrio entre cuidados da prevenção da pandemia mas sem comprometer a economia. Meses depois, ao ser galgado ao posto de Prefeito passou a publicar decreto restringindo o funcionamento do comércio mesmo sendo pressionado por comerciantes, empresários e centenas de pessoas em protesto na porta da sede do governo municipal e bloqueios de rodovia.
Grande porcentagem dos homens na busca do poder utiliza de diversos artifícios, se apresenta como o salvador da pátria, ataca adversários, apresenta propostas mirabolantes, se encosta em quem tem maior probabilidade de vencer e quando mordido pelo poder se transforma em um Super-Men.
Como o Homem-Aranha, começa a organizar a sua vida e até faz alguma coisa em benefício do povo mas diferentemente deste, logo mostra a que veio.
Na tentativa de ocupar espaço e destaque político, passa a tomar atitudes esdrúxulas atacando inescrupulosamente pessoas, acusando de erros que cometeram ou não; acusando de terem dito coisas que disseram ou não, criando notícias falsas entre verdadeiras, na tentativa de diminuir o adversário para tirar proveito próprio. E tome corrupção, tome Fake News.
E O POVO?
Enquanto isso, o povo pacífico, ordeiro e esperançoso que já sofre com a costumeira falta de saúde, educação, segurança passa a sofrer as consequências desses atos pagando caro por ter votado em candidatos escolhidos por entidades do mesmo naipe (partidos, associações.), pensando que é uma coisa e é outra. Percebem depois que as decisões que nem sempre correspondem com as suas (do povo), geram gastos desnecessários, brigas pessoais e partidárias de mau exemplo, gerando um fardo muito pesado para as famílias que embora morando mau, comendo mal, com segurança, saúde e educação deficientes, mas aparentemente felizes com sua família, filhos, seu pet, aguardam a chegada de, não um, mais vários Homens-Aranhá, capazes de enxergar que “grandes poderes vem sempre acompanhado de grandes responsabilidades.”
Mas é preciso entender que a responsabilidade é de todos. Não dá para ficar fazendo reuniões e festinhas por aí embora isso seja um problema micro e pontual. O momento não é esse. O momento é de prevenção e de seguir protocolos recomendados pelas autoridades da área da saúde.
Leia também: LEGADO, UMA MARCA A SER DEIXADA
PREVISÕES PARA O BRASIL
As fortes divergências políticas divulgadas diariamente na imprensa é um problema macro que precisa ser resolvido urgentemente na medida em que funciona como um grande entrave ao desenvolvimento do país. Isso é muito triste.
As previsões para o Brasil precisam ser mais positivas. Realizar as reformas da previdência e novas reformas no poder público, buscar mecanismos capazes de baixar as taxas de juros e mais solidariedade não só de todos os cidadãos mas também de nossas autoridades políticas, são medidas, dentre outras, que podem provocar urgentemente melhoras significativas capazes de reduzir a pobreza e o desemprego de milhares de trabalhadores.
Segundo números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e divulgado pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil em fevereiro a abril de 2020 foi de 12,8 milhões de Brasileiros em idade produtiva.
Com os governadores e prefeitos estabelecendo o lockdown, prendendo o povo em casa, impedidos de trabalhar, de ganhar o pão, de ter o sustento da família, decisões questionáveis de ministros, gerando descrédito e insegurança total entre as pessoas, o quadro vai ficando cada vez mais caótico.
Acaba de ser divulgado na imprensa que enquanto o governo do estado de Goiás divulga um decreto, o governo municipal divulga outro, desencontrado, deixando o povo cada vez mais confuso sem saber o que fazer.
Segundo o chefe do Ministério Público Aylton Vechi, “a solução é alinhar os decretos” e reforçou:” a intenção do MP-GO é resolver a questão por meio do diálogo e se não for encontrado uma solução recorrerá as instancias judiciais”.
Enquanto isso o povo começa a protestar e a desobedecer…
O povo é ordeiro, colaborador, trabalhador. Sempre está presente ao chamamento, participando, contribuindo, vacinando, pagando seus impostos… Frustradas, sofridas, desiludidas, cansadas, as pessoas vão perdendo a esperança e a paciência. As pessoas querem ser vacinadas, seguir protocolos para se proteger contra o Covid mas querem também trabalhar para ter o sustento da família e pagar aluguel, energia, água, impostos…
Frustradas, sofridas, desiludidas, cansadas e inseguras as pessoas vão perdendo a esperança e a paciência. .
Nos tempos de pandemia as vezes é necessário ser malabarista. Mas nem sempre e fácil. É mais fácil usar a boca para criticar do que as mãos para ajudar ou chegar a um entendimento.
O sociólogo Dr. Edgard Vasconcelos Barros, eminente professor da UFV-MG defendia a necessidade do trabalho conjunto e da harmonização de todos os setores vitais da sociedade como saúde, economia, segurança, educação, indústria, comércio, agricultura, pecuária, organizações políticas e sociais, igrejas dentre outras.
Todos unidos e com a benção do nosso bom Deus haveremos de alcançar a segurança e o bem estar que o as famílias e o povo tanto almeja.
Não podemos deixar que o medo supere a esperança.
Leia artigo sobre pets e curiosidades no site: Meu Pet Saudável.