QUE LEGADO ESTOU CONSTRUINDO?

0
152
que legado estou construindo?

QUE LEGADO EU ESTOU CONSTRUINDO?

1- CONCEITO

LEGADO É TUDO AQUILO QUE A PESSOA (LEGATÁRIO) CONSTRÓI E PRODUZ EM VIDA QUE SERÃO TRANSMITIDAS ÀS GERAÇÕES FUTURAS PODENDO SER DOCUMENTADO EM TESTAMENTO OU INVENTÁRIO NO QUAL VEM RELATADO O NOME DA PESSOA A QUEM SERÁ DESTINADO O LEGADO (LEGATÁRIO).

A construção de um legado diz respeito a uma forma de vida em que há geração e produção de bens materiais e imateriais, construtivas ou não como patrimônio físico, cultural, intelectual, lazer, arte, conflitos, reveses.. . É tudo aquilo que a pessoa constrói e produz em vida que serão transmitidas às gerações futuras podendo ser documentado em testamento ou inventário.

2- ETIMOLOGIA

A origem da palavra legado vem do latim legatum que quer dizer deixado em testamento, delegado, enviado como representante ou embaixador; Vem do verbo legare que quer dizer delegar, encarregar, enviar em embaixada.

Legado é deixar algo, de alto valor ou não, para sí, para outra pessoa, para a família, para a sociedade, para o país ou para o mundo.

O Legado pode ser de coisas materiais ou imateriais. Pode ser de propriedades, de objetos, de bens. Pode ser também comportamental, de atitudes, de ações, de conduta e de exemplos, de alegria e de tristeza, sorrisos e lágrimas, soluços, música, dança, compostura e descompustura, acertos e erros pois assim é a vida.

3- DÁDIVA DA VIDA

Recebemos de Deus a dádiva da vida e os ensinamentos bíblicos. Dos nossos pais, familiares, parentes, amigos, colegas, pessoas desconhecidas, das leituras, viagens adquirimos os ensinamentos e a educação informal. Da escola, colégio e faculdade recebemos a educação formal das nossas valorosos, indispensáveis e inesquecíveis professores e professoras.

Este universo recebido, juntamente com nosso esforço e determinação vão, de certa forma, constituir um legado que irá fazer parte, interferir e influenciar na construção do nosso próprio legado.

4- QUE LEGADO ESTOU CONSTRUINDO?

Todos temos uma rotina de vida semanal a realizar, que não deve ser limitada apenas a certas atividades pois precisamos seguir um propósito de vida.

Como dizia o Padre Antônio Thomaz: “A vida é rápida e falaz” e se você não mudar seu rumo o quanto antes, será mais difícil você deixar um legado consistente para os que vierem depois.

O jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de mais de 40 livros muitos traduzidos em diversos idiomas, defende que “somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos” .

Veja artigo: “LEGADO, UMA MARCA A SER DEIXADA

Quem não gostaria de ser lembrado e seguido?

Nas redes sociais muitas vezes o que se ver é a busca desesperada para se alcançar o maior número de seguidores.

A tendência é nos inspirarmos em pessoas que deixaram bons exemplos, em pessoas famosas ou não, cujas habilidades ou qualidades positivas servem de modelo para traçarmos o nosso próprio caminho, construir algo material ou imaterial como valores intelectuais, profissionais e princípios morais, religiosos, culturais, sociais e familiares.

5- DIFICULDADES

Inúmeras são as dificuldades que as pessoas enfrentam para construir um bom legado.

Cada pessoa é única e tem uma forma de ser, de sentir, de agir, de se comportar.e de amar.

Imaginamos os inúmeros obstáculos e desafios que tiveram de superar, dos desgastes físicos que sofreram na busca de construir um legado, deixar um ou mais exemplos muito fortes e difíceis de serem esquecidos sejam eles profissionais ou pessoais.

Olhando para trás, constatamos que foram nos momentos mais difíceis da vida que alcançamos as maiores vitórias e conquistas.

É como dizia Gonçalves Dias: “A vida é um combate que aos fracos abate, aos bravos, aos fortes só pode exaltar”.

Não podemos ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem.

Temos que lutar, fazer por onde, correr atrás, mas de forma pensada, planejada, organizada,

dirigida, controlada, avaliada, reavaliada. Não é assim que faz o administrador?

Muitos deixaram mais do que um modo de vida a ser seguido: construíram realmente um legado.

E você, o que está pretendendo deixar como legado?

6- QUE LEGADO VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO?

Que leque de atividades, que tamanho e qualidade de decisões transformadoras e empreendedoras

Você está materializando, mesmo de forma gradual? (Veja artigo “COMO CONSTRUIR UM BOM LEGADO” E “LEGADO, UMA MARCA A SER DEIXADA”.)

Seja mais um a somar, multiplicar, dividir coisas boas, de qualidade e consistentes. Todos temos a lucrar e tirar proveito até mesmo com as adversidades,

Como humanos, vamos ter acertos e erros e cada um passando por momentos e situações diferentes.

Aproveitando as palavras do autor de “Quincas Borba” Machado de Assis sobre o legado da vida podemos dizer que essa diversidade de comportamento, ações e atitudes faz parte da natureza humana. “Enquanto uma chora outra ri; é a lei do mundo; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.”

Mais curiosidades, conhecimentos, Informações, e orientações sobre Pet veja no Livro COMO CONSERVAR SEU PET FORTE E SAUDÁVEL e pelo site: Meu Pet Saudável.

Muito obrigado.

Artigo anteriorALTER-EGO DO PETER PARKER
Próximo artigoDICAS PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM BOM LEGADO.
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui