A PULGA
Conhecida como Ctenocephalides canis, a pulga é um pequeno inseto de coloração amarronzada.
Não voa mas é campeã de salto, capaz de pular cerca de 300 vezes a sua altura e a exemplo do carrapato, vive parasitando os petes externamente, incomodando e provocando uma série de sintomas e doenças .
A pulga, além de parasita, é um importante vetor de disseminação de bactérias, protozoários e vermes.
É um problema muito comum na vida dos cães e dos gatos principalmente em épocas de temperatura elevada pois a mesma favorece a reprodução.
ESTÁGIOS
Apresenta quatro estágios de vida; ovo, larva, pupa e adulto e passa do estágio de larva a adulta em 7 dias quando sobem no cão e começam a sugar o sangue. Em seguida as fêmeas geram ovos em 24 horas, colocando de 20 a 25 ovos por dia. Durante os seus 110 dias de vida pode botar até dois mil ovos, constituindo uma grande ameaça à saúde dos animais.
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA PULGA.
Nos humanos, dissemina a peste bubônica, o tifo endêmico, dentre outras.
Nos cães, a pulga transmite o verme Dipylidium canino, responsável por provocar a teníase. Daí a necessidade do combate simultâneo da pulga no cão e no ambiente e, também, do verme.
CONTROLE DA PULGA
O controle da pulga deve ser realizado no animal e no ambiente com o uso de medicamentos adequados e de acordo com a raça, idade, peso e condições físicas.
Há registros de muitos animais intoxicados por uso inadequado de pesticidas e parasiticidas adquiridos no balcão de lojas veterinárias sem orientação do Médico Veterinário, sendo perigoso também para a pessoa que vai aplicar (idade, condições físicas) e sem o conhecimento do uso adequado do produto.
CUIDADO COM O USO DE INSETICIDAS
É bom ressaltar que criança não deve manusear esses produtos e também pessoas adultas com problemas respiratórios, alérgicos, pessoa geriátrica. Todas as pessoas que forem manusear inseticidas e defensivos devem ser treinadas e receberem orientação especial relacionados a preparação do produto, dosagem, horário, posição do vento, vestuário e artigos de proteção, dentre outros.
Existem vários produtos nas lojas veterinárias para controlar a pulga. O controle deve contemplar necessariamente o animal e o meio ambiente.
O animal deve ser tratado com vermífugo para teníase.
Bisnaga, pó, shampoo, medicamentos piretróides, comprimidos palatáveis, coleiras, são produtos disponibilizados no comércio agropecuário mas só diante de orientação do especialista torna seu uso seguro e os resultados satisfatórios.
Muito obrigado.
VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE?
PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÕES E INDICAÇÕES,
CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.
Leia também: TRÊS PARASITAS INIMIGOS DO CÃO
.