POSSO DAR LEITE DE VACA PARA MEU PET?

1
100
Posso dar leite de vaca para o meu pet?
Posso dar leite de vaca para o meu pet?

Sheila, tutora do snoop da raça poodle, me perguntou: posso dar leite de vaca para o meu pet?

Alguns Médicos Veterinários não fazem restrição ao uso do leite de vaca pelos cães, tendo em vista ser um dos alimentos mais completos. Já outros desaconselham o seu uso, tendo em vista que já são fabricados alimentos em forma de ração, de qualidade e balanceados capazes de nutrir de forma satisfatória os animais do desmame à fase adulta.

Vamos procurar esclarecer esta questão.

O LEITE DE VACA

O leite de vaca é uma combinação de diversos alimentos sólidos que representa cerca de 12 a 13 % do leite em água que representa cerca de 87%.Os principais elementos sólidos do leite são lipídios(gorduras), carboidratos, proteínas(aminoácidos), sais minerais e vitaminas.Esses elementos permanecem em equilíbrio, de modo que a relação entre eles é muito estável. e cada um exerce sua função no organismo.

GORDURA.

A gordura do leite está presente na forma de pequenos glóbulos, suspensos na água.e serve de veículo para as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K), colesterol e outras substâncias como carotenoides (provitamina A) que dão ao leite a cor amarelo-creme.

Os carboidratos ou glicídeos

O principal carboidrato do leite é a lactose que é produzida pelas células epiteliais da glândula mamária se constitui na principal fonte de energia dos recém nascidos. Em menor escala vem a glicose e a galactose.

A lactose é o assucar do leite, presente em todos os mamíferos e é o responsável pelo seu gosto adocicado. Pela fermentação é transformado em ácido lácteo e contribui na obtenção de diversos produtos derivados do leite como iogurte, queijos, requeijões, caseínas etc. É também utilizado na indústria farmacêutica de medicamentos.

As proteínas

A principal é a caseína e representa apenas 3 a 4% dos sólidos encontrados no leite . A caseína, a albumina e a globulina, juntamente com a gordura tem importância fundamental para a manufatura de vários derivados lácteos,

Sais minerais

São encontrados no leite principalmente fosfatos, citratos, carbonato de sódio, cálcio potássio e magnésio e exercem importante função fisiológica na formação dos ossos e dente dos filhotes.

Vitaminas

São inúmeras as vitaminas encontradas no leite e indispensáveis ao organismo. Vitamina A, B1, B2,4, B6, B12, Vit C,Vit D, Vit K, todas elas indispensáveis a uma boa nutrição.

Portante, as qualidades do leite são indiscutíveis e o seu uso, principalmente em filhotes é de extrema importância, sendo imprescindível no período que vai do nascimento até 45 dias de vida., em forma de colostro.

Está demonstrado que o problema não está no leite da vaca e sim no filhote.

Estudos comprovaram que o filhote, após o desmame, deixa de produzir, ou produz em quantidades insuficientes, a enzima lactase, responsável pela quebra (hidrolise) da lactose, transformando-a em frutose e galactose. É por deficiência na produção dessa enzima pelo organismo animal após o desmame, que provoca a intolerância a lactose. E o consumo do leite de vaca, por animais com intolerância, deve ser evitado pois pode, ocasionalmente, provocar problemas gastrointestinais.

NOVAS TECNOLOGIAS

Com o tempo, muita coisa mudou e a cada dia devido novos estudos, experimentos, pesquisas, relatos de casos, estão a revelar novos conhecimentos, tecnologias, medicamentos, vacinas, terapias, novas rações para petes.

RAÇÃO

O surgimento cada vez mais crescente do número de fábrica de ração, veio incrementar a produção,colocando no mercado ração de qualidade, inclusive super Premium, as naturais, nutrição clínica, alimento coadjuvante no tratamento de doença renal cronica em cães; urinário para gatos, coadjuvante no tratamento de urolitíase de estruvita , movimentando o comércio, promovendo a alimentação adequada contribuindo para uma vida longa e saudável, com o aumento do número de cães geriátricos, e o aumento do tempo de convívio com os tutores.

De posse do conhecimento e com o uso do bom senso, podemos oferecer condições de conforto e bem estar aos nossos petes.

O Médico quanto indica um medicamento, alerta sobre a possibilidade do surgimento de efeitos colaterais e solicita que suspenda o uso e que seja o comunicado imediatamente .

O mesmo pode ser dito com relação a necessidade do uso do leite de vaca pelo filhote que perdeu a mãe, ou cuja mãe deixou de produzir leite (agalaxia), ou a mãe que não produz leite suficiente para alimentar seus filhotes(leia sobre isso em outro texto desse blog) ou rejeição do filhote pela mãe ou neonatos muito fracos que não conseguem amamentar sozinhos.

A fim de reduzir a possibilidade de alguma reação adversa, pode-se diluir um pouco o leite da vaca, evitando os de caixinhas mas o ideal é adquirir o leite próprio para recém nascido, já disponível diversas marcas nas lojas veterinárias.

Prevenir ainda e o melhor remédio.

Muito obrigado.

VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE?

Para maiores informações, orientações e indicações

CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: ANIMAL MORADOR DE RUA. DEVO OU NÃO LEVAR PRA CASA?

Artigo anteriorANIMAL MORADOR DE RUA. DEVO OU NÃO LEVAR PRA CASA?
Próximo artigoCães envelhecendo, o que fazer?
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui