Entenda o que é o Tumor de Mama, seus sinais, fatores de riscos e como proceder para proteção do seu pet!
Outubro Rosa
Outubro rosa é uma campanha mundial realizada todos os anos, instituída a partir de 1990 nos EEUU, em decorrência de ações isoladas pela prevenção do câncer de mama que aconteciam sempre em outubro. Assim, o décimo mês do ano foi oficialmente escolhido após a aprovação do Congresso Norte Americano, em 5 de outubro de 2018. É uma campanha que tem como objetivo alertar, principalmente, as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Tumor de Mama
Tumor de mama é uma patologia muito frequente na Medicina Humana, causando muita preocupação uma vez que o tratamento envolve procedimento cirúrgico mutilador, mexendo com uma variável relevante -a estética, felizmente superada com a prótese. É importante frisar que o tumor de mama acomete também os homens e a incidência corresponde a 1% dos câncer de mama no Brasil segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Há relatos de que no ano de 2019, no Brasil de 600 pessoas que receberam diagnóstico positivo, 180 vieram a óbito.
Na Medicina Veterinária, o tumor de mama nos pets, hoje considerados membro da família, é um problema muito frequente nos Consultórios, Clínicas e Hospitais Veterinários.
Incidência e Fatores de Risco
É o tumor mais comum nas cadelas e o segundo mais comum em gatas.
Existe uma forte relação entre o hormônio e o tumor de mama. DIversos estudos tem demonstrado que:
1. Cadelas castradas antes do primeiro cio, a incidência de tumor de mama é de 0,05%. em relação as não castradas. Em gatas a OHE reduz o aparecimento de tumores de mama em aproximadamente 50% (Hayes,et alRec.1981.) É seis vezes menor a probabilidade de desenvolver tumores de mama em gatas castradas. (Overley at.al, JVIM 2005.)
2. O tumor de mama possui grande probabilidade de ser maligno, fazer metástase em cadelas e gatas, quando submetidas a injeção de progestógenos. Também os machos quando medicados com hormônios para reduzir agressividade e resolver problemas geniturinários apresentaram, tempos depois, tumor de mama. (Jipean Domest Anim, 2012); (Misdarp W.Aota Endonimal,1991)
3. Outro fator extremamente associado ao aparecimento de tumores de mama é a obesidade. Cadelas magras tem menos chance de desenvolver tumores de mama.
4. Alimentação caseira apresenta maior risco em comparação com alimentação comercial (Perez et al, Jvim.1998).
5. Predisposição genética existe para algumas raças como Poodle, Pastor Alemão, Cocker Spaniel, Dashchund, SRD.
Leia também: ” TUDO SOBRE CONSTIPAÇÃO EM CÃES “.
Histórico e Sinais Clínicos
Os tumores de mama possuem variáveis apresentações:
1. Aproximadamente 50% são lesões únicas e 50% são lesões múltiplas.
2. Quando únicos e pequenos em geral são detectados por tutores mais cuidadosos e achados, por acaso, em rotina de consultório pela palpação.
3. Nódulos grandes (70% em mamas caudais M4 e M5) revelam que a doença está em estágio avançado e o pet sendo pouco cuidado. O recomendável é levar ao Médico Veterinário quando nódulo está pequeno.
4. Grande parte dos tumores múltiplos enviados à biópsia não apresentam relação entre si. São diferentes entre si.
5. Aproximadamente 30% são tumores benignos (adenomas). Em geral são pequenos, firmes, bem circunscritos, crescimento lento; no Histopatológico se mostram bem diferenciados e sem sinais de atipía celular.
6. Aproximadamente 70% dos tumores são malignos, e, em geral, apresentam inchaço, vermelhidão, ulceração, são disformes, duros, podendo apresentar um prognóstico ruim.
7. Tumores de mama, grande parte, acaba supurando, são exsudativos, tem “fluidos”, o proprietário usa cicatrizante pensando fechar a ferida, mas não obtém resultado- é câncer.
8. Hipertrofia mamária juvenil felina. Um caso muito comum que pode confundir com neoplasia maligna mas pode se tratar de um problema hormonal que acontece, provavelmente, devido a alterações hormonais durante o cio menstrual que afetam o tecido mamário.
Tumor de mama é uma patologia muito importante, de alta incidência, muito presente e se constituindo em um problema que afeta, principalmente, as cadelas e gatas.
O diagnóstico precoce é importante em relação a cura da doença e por oferecer maior chance de controle.
Cuide da saúde do seu Pet e conte conosco para isso.
Para maiores informações, orientações, conhecimento consulte um Médico Veterinário e acesse o site: www.meupetsaudavel.com
Say, you got a nice post. Much thanks again. Want more. Iolande Derron Groot
OK OK VERY GOOD. VERY UELL THANK YOU MY FRIEND.
I definitely wanted to compose a brief message so as to appreciate you for these fabulous techniques you are sharing here. My considerable internet search has at the end of the day been honored with useful facts and techniques to share with my best friends. I would point out that many of us readers are unquestionably blessed to dwell in a wonderful website with many lovely individuals with useful ideas. I feel quite lucky to have used your entire web page and look forward to so many more fun moments reading here. Thanks a lot again for everything. Pooh Amory Rashidi