Confira dicas para a construção de legado.
CONCEITO: CONSTRUIR UM BOM LEGADO É TER UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR; É BUSCAR CONTINUAMENTE UMA VIDA PAUTADO EM UMA CONDUTA CRISTÃ, PROFISSIONAL, SOCIAL E MORAL IRREPREENSÍVEL.
DICAS PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UM BOM LEGADO
1°) – OLHAR PARA SÍ MESMO.
Neste momento em que o isolamento social inspira olhar para si mesmo é visualizado um bom momento para se colocar diante do espelho e analisar seus pensamentos, suas atitudes, ações, desejos e tudo que se passa com você mesmo.
Será que o meu espelho vai me aprovar, será que ele vai dizer que eu estou bem? Será que ele vai me dizer que tenho que melhorar?
Por meio dessas reflexões, desses questionamentos você passa a estar mais em contato consigo e a se entender melhor.
2°) – PROCURAR SER UMA PESSOA PLENA E REALIZADA
Quando você se entende melhor você se torna uma pessoa mais plena e realizada.
Vida plena significa buscar equilibro e qualidade no seu pensar, na família, no trabalho, nas relações sociais e ações do dia a dia, procurando alcançar um nível elevado de qualidade de vida
A prática da psicoterapia é uma ferramenta importante para ajudar a alcançar seus objetivos e perceber que temos uma vida mental a ser exercitada buscando na nossa própria companhia reduzir a angústia diante da nossa fragilidade, da nossa finitude.
3°) SEJA RESOLVIDA.
Pessoas resolvidas sentem perdão.
Perdoam.
Se responsabilizam pelos seus próprios erros.
Parabenizam,
falam de ideias.
Querem que os outros vençam.
Partilham informações,
Transmitem otimismo e alegria,
4°) – EXERCITAR SUA VIDA MENTAL
O exercício da vida mental ajuda a construir um bom legado.
Procurar fazer o que ama.
Desejar, fazer por onde e procurar ir de encontro a felicidade para si e para o próximo.
Seguir e fazer algo que acredita irá ser bom para os outros.
Procurar ter uma postura mental positiva e segura acerca do que deseja.
Ter uma visão e uma motivação positiva diante do mundo.
Procurar encontrar um objetivo, um caminho a seguir, sempre tendo em vista que o caminho pode ser difícil, muitas vezes cheio de curvas perigosas, de subidas e decidas alcantiladas, escarpadas, íngremes, ora cheio de buracos, ora cheio de pedras.
Ter em mente que muitas vezes o objetivo só é alcançado após conhecer o caminho das pedras.
Identificar o que faz mais sentido: escolhas pessoais ou profissionais?
Aprender a refletir e aumentar a curva de conhecimento. O conhecimento é o inimigo número um da ignorância. Como dizia Aristóteles: “o ignorante afirma, o sábio dúvida e o sensato reflete”.
Será que nos meus relacionamentos e na convivência com as pessoas sou paciente, tolerante ou sou um constante questionador que se comporta como se fosse dono da verdade e do saber, colocando a culpa nos outros diante das dificuldades.
Cuidado! A incompetência tem muitas características e uma delas é culpar os outros. Culpar os outros nos faz parecer competentes, apesar de menos cordial, segundo artigo publicado por Shereen Chaudry da Wharton School e George Lowenstein da Carmedie Mellon University. Eles concluíram que “adotar constantemente essas atitudes impacta negativamente a forma como a pessoa é percebida como competente mesmo que a credencie positivamente como alguém cordial.
Por outro lado, pessoas que se vangloriam e culpam os outros são percebidas como mais competentes, apesar de menos cordiais.
Será eu o dono da palavra, o centralizador? Estará sendo eu um falastrão que além de falar alto não deixa ninguém falar, um fazedor de barulho, um arrastador de cadeira, uma pessoa que não costuma agradecer diante de favores recebidos, nem se desculpar por um erro cometido.
Sempre há tempo para mudança e melhorar o seu legado.
Mas corra porque, como dizia uma propaganda de um banco, “o tempo passa, o tempo voa…” e enquanto isso você vai perdendo tempo para se consolidar como uma pessoa boa.
Por outro lado, a pessoa que deixa um bom legado é, em geral, generosa, gosta de dar presente segundo suas posses, dar coisas que não usa mais, é humilde, determinada e sabe despertar sentimentos nobres como empatia e senso de coletividade.
É perfeita? Não, é humana. Muitas vezes somos alertados para ter muito CUIDADO COM OS HUMANOS. Veja artigo “imprevisibilidade do comportamento humano”.
Portanto é importante refletir e procurar Identificar qual o legado que estou deixando para as pessoas, para o país e para o mundo. Veja mais no artigo “QUE LEGADO ESTOU CONSTRUINDO” e “LEGADO, UMA MARCA A SER DEIXADA”).
Muito obrigado.
Veja outras informações, orientações, conhecimento PET e curiosidades no livro COMO CONSERVAR SEU PET FORTE E SAUDAVEL e no site: Meu Pet Saudável.