O cãozinho é considerado hoje, pela maioria dos tutores, um membro da família, e é natural que a perda provoque um mal estar em toda a família, principalmente ao tutor.
SUBSTITUIÇÃO
Às vezes, o desejo da família é adquirir imediatamente outro cãozinho para aliviar a dor. Isto pode ser feito?!
Bom, a questão não é tão simplista assim. Vou explicar.
Vamos imaginar que você precisa fazer uma viagem aérea. Então, algumas providências devem ser tomadas com antecedência, como por exemplo: aquisição das passagens, aquisição de uma mala nas medidas recomendadas pela empresa aérea, escolha das roupas e acessórios, dentre outras medidas.
Com relação à aquisição de um novo animalzinho, você não só pode, como deve levar pra casa, mas algumas medidas e providências devem ser realizadas antes da tomada da decisão.
CINCO CUIDADOS A SEREM TOMADOS ANTES DE LEVAR UM NOVO CÃO PRA SUA CASA
1) O seu animal morreu. Qual a causa da morte do animal? Senil, intoxicação alimentar, envenenamento, atropelamento, doenças infecciosas (erliquiose), doenças viróticas como parvovirose e cinomose? (Não deixe de ler neste blog os artigos sobre duas doenças muito importantes: erliquiose e cinomose).
2) Se confirmada a morte por doenças viróticas você deve desinfetar o ambiente com todos os recursos disponíveis que podem variar desde um bom viricida à base de amônia quaternária, até a utilização de uma vassoura de fogo conhecido como lança chamas.
3) O próximo passo é conversar previamente com o Médico Veterinário para se informar sobre os cuidados básicos que devem ser tomados antes de adquirir um animalzinho: qual raça (conhecer vantagens e desvantagens de cada raça), idade ideal, analisar aspectos físicos, consanguinidade e outras anomalias.
4) Levar o cãozinho ao Médico Veterinário para exame e verificar se está apto a receber a vacinação pois Ele irá verificar se é necessário fazer alguns ajustes como vermifugação, hidratação, controle de pulgas e carrapatos, escolha da ração adequada dentre outros.
5) Obedecer ao número e intervalo entre as vacinações.
A higiene diária, bem feita e continuada, o uso de banheiro sanitário, o manejo adequado do uso da água e da ração, uso da coleira adequada, atividade física e caminhadas matinais, também são extremamente importantes para o bem estar do animal.
A prevenção ainda é o melhor remédio.
Muito obrigado. VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE? PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÕES E INDICAÇÕES, CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.
Leia também: VERMES E SEUS PROBLEMAS