Manchas de Sangue na Urina e Urinando pouco. O que pode ser?

1
33
Manchas de Sangue na urina de cachorro, o que pode ser?
Manchas de Sangue na urina de cachorro, o que pode ser?

Confira quais são os sinais que a Urina do seu pet transmite, quais são os cuidados necessários para tratar ou antecipar necessidade de tratamentos.

COR DA URINA

Em geral, a urina clara quer dizer que os rins estão funcionando bem. Urina quando está amarelada quer dizer que os rins estão pedindo água. Urina quando está avermelhada ou com presença de manchas de sangue é sinal de que os rins estão pedindo socorro.

Com o passar da idade é natural que alguns órgãos do animal comecem a sinalizar algumas disfunções. O sistema urinário é um dos mais envolvidos, e em particular, os rins.

FUNÇÕES DOS RINS

Uma das principais funções dos rins é promover a filtragem do sangue e remover substâncias nocivas ao organismo através da urina. A produção normal de urina em cães e gatos gira em torno de 1 a 2 ml /kg/hora e a alteração dessa produção para mais ou para menos, bem como alteração na cor, densidade, odor, pode indicar alguma anomalia.

O rim é como algo muito bondoso. Só faz o bem. Em contra partida recebe muitas agressões e pancadas. Tudo que o cão ingere passa pelos rins, inclusive medicamentos.

ALERTA

Aqui vai uma alerta: não fique administrando medicamentos ao seu animal de forma indiscriminada. Você pode não só está intoxicando o seu animal (a curto, médio ou longo prazo) mas também prejudicando as funções renais, comprometendo por exemplo, a pressão arterial. Alguns medicamentos são tóxicos, outros são muito tóxicos podendo até matar o animal.

A gentamicina, por exemplo é altamente toxica para os rins, comprometendo as funções dos glomérulos, unidade fundamental na filtração do sangue. E com o tempo, os rins vão perdendo sua função e quando a perda corresponde a 2/3 (66%) a 3/4 (75%) de ambos os rins podem levar ao aparecimento de sinais de insuficiência funcional caracterizada por DRA (doença renal aguda) e DRC (doença renal crônica).

MERECEM ATENÇÃO

Como doenças de base da DRC, merecem atenção:

1 – Hipertensão arterial

2 – Diabetes mellitus

3 – Glomerulonefrites

Anti-inflamatórios, principalmente os esteroides ou corticoides, são medicamentos muito utilizados no dia a dia pelos tutores, que tendem a afetar, e muito, as funções renais, principalmente quando utilizados de forma inadequada.

Portanto não fique medicando seu cão por conta própria, ou seguido indicação de parentes e amigos.

Leve seu cãozinho para consultar um Médico Veterinário porque ele vai examiná-lo como um todo, inclusive os rins, podendo solicitar o hemograma, dosar ureia e creatinina cujos resultados vão auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais.

Cuidado também com alimentos que são tóxicos para os cães como, carambola, cebola, alho, adoçante a base de xilitol, café, chá preto, bebidas alcoólicas, temperos, condimentos e muitos outros.

Ao perceber qualquer sintoma de intoxicação, leve seu animalzinho imediatamente ao Médico Veterinário e forneça todas as informações necessários para facilitar o diagnóstico e o tratamento.

Muito obrigado. VOCÊ JÁ PRATICOU UMA BOA AÇÃO HOJE?

Para maiores informações, orientações e indicações, CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: MEU CÃOZINHO MORREU: POSSO LEVAR OUTRO PRA CASA?

Artigo anteriorMeu Cãozinho Morreu: Posso Levar outro pra Casa?
Próximo artigoDesidratação de Pets: Causas e Como Prevenir e Tratar.
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui