Alimentos Diferentes que Não Devemos Oferecer aos Cães e Gatos e Por quê.

0
298
alimentos diferentes que não devem ser dados aos pets
alimentos diferentes que não devem ser dados aos pets

Embora muitos não saibam, vários alimentos que consumimos diariamente não são nem um pouco saudáveis para os nossos pets… Pensando nisso, vou listar abaixo alguns dos alimentos diferentes que não são recomendados dar para os pets, bem como o por que.

Muitos tutores gostam de oferecer frutas e outros alimentos diferentes para seus PETS. Eles acreditam que vão trazer benefícios para a saúde. Alguns alimentos diferentes podem ser utilizados como forma de complementar a dieta do seu PET.

Alguns podem trazer benefícios uma vez que ajudam a manter um bom funcionamento do organismo e prevenir algumas complicações futuras. Mas outros são prejudiciais. Então é necessário ficar bem atentos com certos alimentos diferentes que a ciência já comprovou que são nocivos aos PETS, podendo provocar diversas alergias, intoxicação, distúrbios gastrointestinal e alterando outros sistemas e órgãos vitais..

Alimentos diferentes que não devem ser dados aos Pets

 1– Chocolate: Pode provocar vômitos, diarreias, sede excessiva, alterações no ritmo cardíaco, tremores, convulsões e morte.

Cachorro e tutora comendo chocolate.

2 – Cebola: Alimentos com cebola podem causar intoxicação, anemia, sangue na urina.

3 – Alho: Alimentos com esse tempero também pode intoxicar além de destruir glóbulos vermelhos.

4 – Abacate: Tudo no abacate não é recomendado para os pets, desde a casca e caroço até as folhas. A fruta contém, uma substância chamada persin que pode provocar vômitos e diarreia. É um substância fungicida que faz parte de algum medicamento utilizado para fungos e mofo.

5 – Pêssego: O caroço, além de conter o cianeto, substância extremamente venenosa, pode também, provocar obstrução intestinal, impedindo o fluxo de alimento.

6 – Ameixa: O caroço também contém cianeto e a exemplo do caroço do pêssego, pode provocar envenenamento pelo cianeto e obstrução intestinal.

7 – Amendoim: O simples cheiro já pode provocar reação alérgica no animal.

8 – Café:Quando consumido em grande quantidade pode provocar agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões e sangramento.

Água de coco é muito indicado para hidratação tanto para humanos quanto para os pets e por ser diurético e auxiliar na digestão. Mas a quantidade e a frequência deve ser sob orientação Veterinária. Animais diabéticos devem ter seu consumo controlado por causa da frutose . Animais hipertensos também devido ao alto teor de sódio (um copo de 200 ml contém o equivalente 25 mg o equivalente a uma colher de sopa ou 10 gramas de sal de cozinha) . Como a água de coco tem muito cálcio não é recomendável consumir durante as refeições por interferir na absorção de ferro. presente em alimentos úmidos e rações.

9 – Cogumelos: Podem causar problemas gástricos, de coração, fígado, rins. Em casos mais graves, pode ser fatal. Outros como carambola, abacaxi, laranja, uva são desaconselháveis. Banana deve ser sem a casca e em quantidade reduzida.

10 – Álcool: Pode causar vômitos, diarreia, depressão do SNC, problemas de incoordenação motora, dificuldade respiratória, coma e morte.

Fique Atento!

É muito importante ficar atento com alimentos diferentes que podem ser danosos aos pets como comida caseira contendo cebola, alho, algumas frutas como  abacate, pêssego, ameixa e ainda  amendoim, café, cogumelos e álcool, dentre outros.

A parte referente a nutrição dos pets teve um grande avanço nos últimos anos e uma quantidade muito grande de ração de qualidade foi colocado no mercado para atender as necessidades dos animais de todas as raças, já sendo fabricado ração para castrados, para obeso, renal dentre outras.

É importante ressaltar que não é recomendável oferecer ração de qualidade inferior. Traz muitos malefícios posteriormente. Veja artigo “Intoxicação e envenenamento no cão e no gato”.

A pessoa gasta na aquisição de um filhote de Shitzu, a importância 1.000 reais e vai ao Pet shop comprar ração de 5,00 reais, 7,00 reais, não fornece vermífugo, nem vacina corretamente está fadado a ter muitas complicações colocando em risco a saúde do animalzinho.

Para mais informações, conhecimentos e orientações teóricas e práticas acesse o site: Meu Pet Saudável.

Para informações mais detalhadas, recomendo o meu livro “COMO CONSERVAR SEU PET FORTE E SAUDÁVEL”, disponível

A obra fornece informações, orientação e conhecimentos atualizados, teóricos e práticos de como conservar seu Pet forte saudável e feliz.

Artigo anteriorQUERO ADQUIRIR UM CÃO OU GATO BRAQUICEFÁLICO. O QUE DEVO FAZER?
Próximo artigoAbuso de autoridade policial contra Advogado.
Aloizio Apoliano
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui