Alerta aí para quem tem pet. Você adquire um pet e, naturalmente, deseja conviver com ele de forma saudável e sem problemas. O alcance desse objetivo é relativamente fácil e vai depender de como o tutor age com relação a profilaxia.
PROFILAXIA
Quem tem pet deve sempre ficar atento a aspectos relacionados com a profilaxia.
Profilaxia é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados visando manter a saúde, prevenir e evitar doenças.
É a parte da Medicina que determina medidas preventivas visando a preservação da saúde.
Confira 6 dicas básicas profiláticas e prepare-se para evitar problemas com seu pet.
6 DICAS BÁSICAS SOBRE PROFILAXIA PET
1 – Alimentação correta.
Evite comida caseira e ração barata, pois, em geral são de qualidade inferior proporcionando forte impacto na saúde do seu pet a curto, médio e longo prazo. Comprar ração barata é uma economia que poderá gerar gastos maiores depois, pois pode causar alergia alimentar, intoxicação, problemas gastrointestinais, dentre outros, devido a pouca qualidade da matéria prima, presença de corantes, conservantes, temperos e condimentos.
A ração pode até ser balanceada, mas os elementos presentes dificultam a digestão. É comum a presença da ração intacta junto com as fezes e ocorrência de vômitos e/ou diarreias, favorecendo a desidratação e por consequência, problemas cardíacos, de pele, renal e até a morte.
Outra questão a ser considerada quanto a ração, é a maneira de servir. Pets filhotes devem se alimentar várias vezes ao dia e a quantidade é de acordo com o peso e recomendação do fabricante. Evitar colocar ração em locais frios, úmidos e sol pois podem alterar e comprometer a ração e o pet.
Os pets adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia baseado no peso e recomendações do fabricante.
2 – Controle de endo e ectoparasitas.
Administrar vermífugo e controlar pulgas, carrapatos, sarnas, fungos, ácaros, malassésia.
O vermífugo é administrado diretamente na boca do animal, mantendo-a fechada até a total deglutição ou em pequeno pedaço de alimento. Fornecer de acordo com a idade e o peso segundo vem anotado na bula do medicamento.
Na mesma costuma vir uma tabela peso/animal x quantidade do medicamento. Em geral pode ser repetido com 21 a 30 dias, as três primeiras doses em filhotes e após de três em três meses.
Tem vermífugo eficaz e eficiente que é administrado em dose única com repetição de 3 em três meses. Outros são administrados em dose única diária durante 3 a 5 dias e com repetição de 3 em 3 meses. Outros são administrados cedo e à tarde durante 3 dias e com repetição após 3 meses.
Vai depender do princípio ativo do vermífugo e do fabricante.
É recomendável fazer exame de fezes para identificar os tipos de vermes existentes e a terapia adequada.
É bom lembrar que os vermes não estão presentes apenas no estômago e intestino.
Já foram identificados vermes em diversos órgãos como fígado, rins, pulmões, cérebro, nos olhos e requer medicação adequada para cada caso.
O controle de carrapato e pulga é fundamental tendo em visto uma série de distúrbios que eles provocam: coceira, alergia, estresse, anemia, desidratação, baixa imunidade, doenças.
Dentre as doenças a Erliquiose (doença do carrapato) é a mais comum e a mais severa e requer um diagnóstico precoce e uma terapia adequada. (veja mais no site www.meupetsaudavel.com
Existem, nas lojas veterinárias, medicamentos modernos, comprimidos palatáveis em dose única, que protege o pet durante meses, contra carrapato, pulga e sarna. Simparic, nexgard e bravecto são medicamentos administrados em dose única de acordo com o peso do pet.
O carrapato e a pulga devem ter o controle no ambiente e, no caso de pulga, fazer concomitantemente, administração de vermífugo.
3 – Evitar Desidratação
Os pets são muito mais propensos a desidratação do que se imagina e uma das principais causas é o pouco fornecimento hídrico. (veja desidratação no site www.meupetsaudavel.com)
Se você tem um pet, o recomendável é fornecer duas vasilhas com água filtrada. Se tem dois pets, três vasilhas: três pets, quatro vasilhas…
4 – Cuidar da Higiene
O ambiente deve ser limpo com água e sabão, Q-boa e um enxague preferencialmente com amônia quaternária por ser desinfetante, bactericida, fungicida e viricida. Alguns produtos são encontrados nas lojas veterinários com o nome de Vancid 10 do laboratório Vansil (diluir 1 ml para cada 5 litros d´água) e Gliocide do laboratório Syntec (diluir 10 ml para cada 4 litros d´água) e outros.
Eles apresentam alto poder germicida com exclusiva ação contra esporos, eficaz contra giárdia, mata bactérias e fungos, elimina odores e tem fragrância agradável.
5 – Vacinação
A vacinação é um dos principais meios de prevenção contra doenças que acometem os pets. Mas para valer é necessário fazer a sequência recomendada e respeitar as datas.
A vacinação antirrábica é exigida para cães e gatos acima de 90 dias de idade e é válida por um ano.
Nenhum pet pode viajar, principalmente para fora do estado e do país sem ser vacinado contra raiva e sem o Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e gatos que será fornecido pelo Médico Veterinário, após exame clínico.
Outras doenças como Cinomose canina, Adenovírus tipo 2, Corona virose canina, Parainfluenza, Parvovirose – vírus modificados e vírus mortos, bacterina de Leptospira canícola e Licterohaemorrhagiae, precisam ser controladas. Há a vacina Nobivac MSD importada e de outros laboratórios igualmente conceituados.
O Laboratório Vencofarma nacional fabrica uma vacina Vencomax-11 eficaz contra Cinomose, Parvovirose, Parainfluenza, Hepatite, Adenovírus, e Leptospirose canina.
A vacinação de filhotes deve ser iniciada aos quarenta e cinco dias e repetida de 21 em 21 dias num total de 3 a 4 doses. A vacinação só poderá ser feita em animais comprovadamente sadios e livre de parasitas.
6 – Consulte um Veterinário
Realizar uma consulta de bem estar com o Médico Veterinário especializado pelo menos uma vez ao ano ou toda vez que o pet apresentar algum problema físico ou alteração de comportamento. Não se descuide nem deixe para depois pois a doença pode evoluir rapidamente e o caso que era inicialmente simples pode passar a ser urgência ou emergência exigindo internação e tratamento intensivo com resultado incerto.
Gostou do artigo sobre Profilaxia Pet, achou útil? Deixe uma curtida, compartilhe e comente. Muito obrigado.
Você praticou uma boa ação hoje?
Para maiores indicações, informações e orientações acesse: www.meupetsaudavel.com
CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO.
Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂
Muito bom o site! Muito importante para que tem cães e gatos em casa.
Moro em São Paulo e trouxe meu pet na clínica do Dr Aluízio, atendimento muito humanizado, o Doutor tratou meu cachorro super bem e indiciou ótimos remédio. Super recomendo
Oi Thalyta. Foi um grande prazer atende-la. Que bom que você gostou do atendimento. Vindo à Goiânia, conte comigo. Muito obrigado pelos elogios.