FIV-VIRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA FELINA

1
42
Gato com FIV.
Gato com FIV.

O QUE É A FIV?

É considerada a AIDS do gato. É uma infecção causada pelo vírus da imunodeficiência felina, da mesma família do HIV.

COMO É O VIRUS

Esse vírus, fluido venenoso ou toxina, parasitam, obrigatoriamente, o interior das células.

É  encapsulado, envelopado composto de duas camadas de lipídios, formando uma capa protetora  muito  resistente, chamada capsídeo.  Quando se manifesta no gato provoca grande aumento da sensibilidade às infecções, principalmente as oportunistas.

É muito complexo. Possui enzima transcriptase reversa que garante a permanência nas células do hospedeiro e o animal não consegue nunca mais se livrar do virus.

O vírus faz transcrição reversa (formação de DNA a partir de RNA viral) e esse processo de se formar DNA a partir do RNA viral é denominado  retrotranscrição, o que deu o nome de retrovírus    aos vírus que realizam esse processo. Os outros vírus que possuem o DNA fazem o processo de transcrição (passagem da linhagem do DNA para RNA e são chamados de adenovírus.

Não é uma zoonose. Diagnóstico tardio costuma inviabilizar a cura .

Quando diagnosticada precocemente ela pode ser controlada, garantindo maior longevidade e qualidade de vida ao bichano .

SUBTIPOS.

Há 6 Subtipos: A, B, C, D, E e F. sendo os A e B os mais importantes e os que  mais infectam os gatos domésticos.

Está presente na saliva, sangue, licor e em pequena quantidade no sêmen e leite,

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO

A transmissão ocorre principalmente através de brigas e arranhaduras. A mãe passa aos filhotes 78% por vias trans-placentárias, colostro, leite e interparto.

 Não é transmissível em relações sexuais como acontece entre os humanos.

O virus ataca linfócitos diminuindo sua quantidade, deixando o animal desprotegido.

ESTÁGIOS/SINTOMAS.

1 – Fase aguda-incisiva de 4 a 6 semanas após a infecção. No pico da viremia, (presença do vírus no sangue) pode apresentar os seguintes sintomas:

-febre com duração de alguns dias,

-anorexia

-linfadenopatia em gatos mais jovens.

-gengivoestomatite

-doenças oculares

– alterações neurológicas

-Leucopenia

É bom ressaltar que a grande maioria dos gatos afetados pela FIV passa sem sinais clínicos. Os gatos são especialistas em esconder os sintomas.

2 – Fase em que a linfopenia e a neutropenia são achados comuns.

3 – Há aumento dos linfonodos de forma generalizada de seis meses a vários anos. É comum o gato perder peso, mesmo se alimentando. Febre, anemia severa a discreta, podendo ter ou não leucopenia.

4 – Essa é a fase em que o gato chega com alguma doença crônica e não melhora nunca, mesmo sendo medicado.

Geralmente é aqui que se diagnostica a FIV. CRA- (complexo relacionado a AIDS). Pode durar de seis meses a dois anos.

Infelizmente a maioria vai a fase terminal. A doença não tem cura. Apenas controle.

Somente cerca de 10% dos gatos atinge essa fase.

Eles, em geral, apresentam outros problemas como neoplasias (linfoma), enfraquecimento (síndrome do enfraquecimento progressivo), complexo respiratório felino, toxoplasmose, criptococose, demodicose e 5% apresenta doença neurológica.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da FIV é feito por meio de exames laboratoriais sendo o mais recomendável o ELISA que é o teste que se  baseia na reação antígeno-anticorpos desencadeado por enzimas (teste para detecção de anticorpos ( Ac´s).

O teste é realizado a partir de 2 a 4 semanas após a infecção e podem ficar afetado por toda a vida do animal.

O cão pode ser soropositivo, falso soropositivo, fraco soropositivo. Gatos verdadeiramente positivos, não infectados, níveis de anticorpos (Ac´s) não detectados.

15%nunca apresentam níveis detectáveis nos testes sorológicos.

Então, muita atenção:

1-nos gatos com diarreia que não melhora

2- nos gatos com gripe que não melhora

3 – nos gatos com estomatite que não melhora

4 – gatos com infecção bacteriana que não melhora

5 – gatos com neutropenia.

TRATAMENTO ESPECÍFICO

1 – Inibidor de transcriptase reversa: Ziclovulina (Retrovir- AZT); produto muito controlado, difícil aquisição.

2 – Interferon: efeito antiviral em altas doses o que provoca muitos efeitos colaterais no fígado, rins pâncreas e no baço. Fazer semana sim, semana não, até a melhora clínica.

Gato com retrovirose precisa  ser acompanhado  e esforços devem  ser feito para controlar e corrigir os sintomas.

Estão aí  as dicas para vocês.

Muito  Obrigado.

VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE?

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ORIENTAÇÕES E INDICAÇÕES,

CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: MALASSÉZIA: PRESENÇA EM 99% DOS CÃES

Artigo anteriorMALASSÉZIA: PRESENÇA EM 99% DOS CÃES
Próximo artigoCOMO ADQUIRIR E CUIDAR DO SEU FILHOTE!
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui