O amigo da onça, muito provavelmente você já ouviu essa expressão alguma vez na sua vida, mas você conhece a história, a origem por de trás desta expressão?
Há muitos anos existia uma revista denominada “O Cruzeiro” e nela, invariavelmente, tinha um espaço destinado a uma charge de uma figura conhecida como “Amigo da onça”.
1. DEFINIÇÃO
Amigo da onça é um famoso personagem criado pelo cartunista Pernambucano Péricles de Andrade Maranhão e publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro em 23 de outubro de 1943.
A partir do seu lançamento se transformou em um dos personagens mais populares do país cujas histórias tinham como objetivos distrair, alegrar. mas também fazer perguntas e dizer frases muitas delas inadequadas ou inconvenientes, deixando o interlocutor em desconforto.
Leia também: 20 FRASES QUE QUANDO DITAS PODEM PARECER INCONVENIENTES.
2. PERFIL
O AMIGO DA ONÇA se apresentava sempre bem vestido com um uniforme de garçom, testa, olhos e bigode avantajados, nariz comprido e fino, queixo miúdo, cabelo bem penteado com brilhantina.
O rosto lembra muito a Giárdia Lamblia parasita causador de uma zoonose muito perigosa, de difícil controle e muito comum entre os cães. O corpo era delgado e as pernas finas e curtas.
O sucesso de o AMIGO DA ONÇA foi imenso e suas histórias foram ilustradas semanalmente, por 17 anos ininterruptos.
3. COMO SURGIU
O nome Amigo da onça surgiu de uma anedota.
“Dois caçadores conversavam em seu apartamento:
– O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
– Ora, dava um tiro nela.
– Mas se você não tivesse arma de fogo?
– Bom, então eu a matava com meu facão.
– E se você estivesse sem o facão?
– Apanhava um pedaço de pau.
– E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
– Subiria na árvore mais próxima.
– E se não tivesse nenhuma árvore?
– Sairia correndo.
– E se você tivesse paralisado pelo medo?
Então o outro já irritado, retruca:
– Mas afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?
4. FIM DO AMIGO DA ONÇA.
Sua última edição foi publicada melancolicamente no ano de 1960.
Já o seu criador veio a falecer na noite de domingo do dia 31 de dezembro véspera de ano novo de 1961 para 1962, em seu apartamento no Rio de Janeiro, abrindo o gás, mas antes, fixou na porta um cartaz onde se lia: “não risquem fósforos”.
5. O AMIGO DA ONÇA NA ATUALIDADE
5.1 – O alegre e bem humorado
Na vida real você pode se deparar com um tipo alegre e bem humorado que torna o ambiente mais leve e descontraído graças a sua facilidade de lidar com o humor.
5.2 – O crítico
Com condutas constrangedoras quase sempre cria situações embaraçosas principalmente após a ingestão de alguns goles de bebida alcoólicas. Você lembra de um amigo da onça nos seus relacionamentos?
5.3 – O amigo não é o da onça.
O amigo de verdade é sincero, leal, tem grande consideração, apreço independente da distância. Há amigo tão amigo cuja solidez da amizade é mais robusta do que de um irmão.
Para mais informações, orientações, conhecimento e curiosidades acesso ao site: www.meupetsaudavel.com e adquira meu livro COMO CONSERVAR SEU PET FORTE E SAUDÁVEL.