TODA SARNA PROVOCA COCEIRA?

2
83
cachorro com sarna, tem coceira?
cachorro com sarna, sem vai ter coceira?

É muito natural que as pessoas fiquem preocupadas quando vêm seu cachorro se coçando. A pergunta que logo vem em mente é: Meu cachorro está com sarna? O que é que eu faço?

Primeiramente quero explicar que a pele do animal, bem como outras partes do organismo, apresenta uma infinidade de seres vivos que vivem em equilíbrio e compõem o que chamamos de microbiota.

Esses micro organismos, principalmente bactérias, fungos, ácaros, quando em equilíbrio, exercem inúmeras funções benéficas estando eles na pele, na boca, no intestino ou em outras partes.  Mas quando esse sistema, por um motivo ou outro, se desequilibra, provoca alterações e vem a doença.

O QUE É A SARNA?

A sarna em um cão, é uma doença de pele que pode provocar coceira intensa, e o cão de tanto coçar, fica com feridas e a seguir surgem as infecções.

ETIOLOGIA

É causada por ácaros que vivem na pele do animal, se alimentam e se desenvolvem.

Mas a questão é: Todo tipo de sarna provoca coceira? Aqui vai uma alerta: não são todos os tipos de sarna que causam coceira.

SARNA QUE NÃO COÇA

A sarna demodécica, ou demodiciose,ou sarna negra, por exemplo, é não contagiosa, não curável e não coça, mas apresenta um  aspecto e odor desagradável, o que incomoda bastante. Ela é passada da mãe para os filhotes através do contato, logo após o nascimento e também em contato com objetos e locais onde cães contaminados circulam. Alguns cães podem não apresentar sintomas enquanto outros podem apresentar feridas e perda de pelos.

Podem ser localizadas formando uma mancha no peito,   como se o cão tivesse passado  numa possa de lama ou ser generalizada, atingindo todo o corpo, podendo se localizar  ao redor dos olhos, boca, nos cotovelos, calcanhares, queixo provocando vermelhidão, alopecia, pelos excessivamente oleosos, pele áspera, grosseira e com manchas escuras, inchaço, infecções dentre outros.

SARNAS QUE COÇAM

A sarna de orelha ou sarna otodécica é provocada por um ácaro que vive dentro do ouvido provocando coceira intensa no pavilhão auricular e no ouvido, bem como o aumento anormal do cerume no conduto auditivo. O quadro pode progredir para a otite crônica, causando incômodo e mal estar, com o cão balançando a cabeça fazendo surgir hematoma no ouvido e passando a pata insistentemente.

A sarna sarcóptica (provoca a escabiose) é a mais agressiva  e se não tratada adequadamente pode se tornar um caso complexo de infecção com sérias consequências. O cão pode parar de comer, perder peso e a pele pode ficar profundamente afetada com o avanço da infecção generalizada, comprometendo a barreira protetora do maior órgão do corpo – a pele. Provoca coceira intensa e todos os sintomas apresentados nos outros tipos de sarna.

Então, como disse: Nem todo problema de pele é sarna como pensa grande parte dos tutores.

Muitos quadros de patologias de pele estão associados a alergia alimentar, alergia a picada de ectoparasitas, principalmente carrapatos e pulgas, alergias a substâncias disseminadas no meio ambiente, infecções bacterianas, infecções fúngicas, como malassésia dentre outras e que também podem provocar coceira.

Portanto o diagnóstico não é fácil, pelo contrário, muitos casos são complexos, e desafiadores. Por isso requer o conhecimento do profissional capacitado.

Veja diagnóstico e tratamento da sarna em outro artigo desse blog.

Muito obrigado. Taí as dicas para você. VOCÊ JÁ PRATICOU  UMA BOA  AÇÃO HOJE? Para maiores informações, orientações e indicações, CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: COCEIRA: O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSE SINTOMA, QUAL A DOENÇA QUE MAIS COÇA E O QUE DEVO FAZER?

Artigo anteriorCOCEIRA: O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSE SINTOMA, QUAL A DOENÇA QUE MAIS COÇA E O QUE DEVO FAZER?
Próximo artigoMEU QUERIDO SAPATO VELHO: UMA PEQUENA CRÔNICA DA VIDA REAL.
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui