É muito natural que as pessoas fiquem preocupadas quando vêm seu cachorro se coçando. A pergunta que logo vem em mente é: Meu cachorro está com sarna? O que é que eu faço?
Primeiramente quero explicar que a pele do animal, bem como outras partes do organismo, apresenta uma infinidade de seres vivos que vivem em equilíbrio e compõem o que chamamos de microbiota.
Esses micro organismos, principalmente bactérias, fungos, ácaros, quando em equilíbrio, exercem inúmeras funções benéficas estando eles na pele, na boca, no intestino ou em outras partes. Mas quando esse sistema, por um motivo ou outro, se desequilibra, provoca alterações e vem a doença.
O QUE É A SARNA?
A sarna em um cão, é uma doença de pele que pode provocar coceira intensa, e o cão de tanto coçar, fica com feridas e a seguir surgem as infecções.
ETIOLOGIA
É causada por ácaros que vivem na pele do animal, se alimentam e se desenvolvem.
Mas a questão é: Todo tipo de sarna provoca coceira? Aqui vai uma alerta: não são todos os tipos de sarna que causam coceira.
SARNA QUE NÃO COÇA
A sarna demodécica, ou demodiciose,ou sarna negra, por exemplo, é não contagiosa, não curável e não coça, mas apresenta um aspecto e odor desagradável, o que incomoda bastante. Ela é passada da mãe para os filhotes através do contato, logo após o nascimento e também em contato com objetos e locais onde cães contaminados circulam. Alguns cães podem não apresentar sintomas enquanto outros podem apresentar feridas e perda de pelos.
Podem ser localizadas formando uma mancha no peito, como se o cão tivesse passado numa possa de lama ou ser generalizada, atingindo todo o corpo, podendo se localizar ao redor dos olhos, boca, nos cotovelos, calcanhares, queixo provocando vermelhidão, alopecia, pelos excessivamente oleosos, pele áspera, grosseira e com manchas escuras, inchaço, infecções dentre outros.
SARNAS QUE COÇAM
A sarna de orelha ou sarna otodécica é provocada por um ácaro que vive dentro do ouvido provocando coceira intensa no pavilhão auricular e no ouvido, bem como o aumento anormal do cerume no conduto auditivo. O quadro pode progredir para a otite crônica, causando incômodo e mal estar, com o cão balançando a cabeça fazendo surgir hematoma no ouvido e passando a pata insistentemente.
A sarna sarcóptica (provoca a escabiose) é a mais agressiva e se não tratada adequadamente pode se tornar um caso complexo de infecção com sérias consequências. O cão pode parar de comer, perder peso e a pele pode ficar profundamente afetada com o avanço da infecção generalizada, comprometendo a barreira protetora do maior órgão do corpo – a pele. Provoca coceira intensa e todos os sintomas apresentados nos outros tipos de sarna.
Então, como disse: Nem todo problema de pele é sarna como pensa grande parte dos tutores.
Muitos quadros de patologias de pele estão associados a alergia alimentar, alergia a picada de ectoparasitas, principalmente carrapatos e pulgas, alergias a substâncias disseminadas no meio ambiente, infecções bacterianas, infecções fúngicas, como malassésia dentre outras e que também podem provocar coceira.
Portanto o diagnóstico não é fácil, pelo contrário, muitos casos são complexos, e desafiadores. Por isso requer o conhecimento do profissional capacitado.
Veja diagnóstico e tratamento da sarna em outro artigo desse blog.
Muito obrigado. Taí as dicas para você. VOCÊ JÁ PRATICOU UMA BOA AÇÃO HOJE? Para maiores informações, orientações e indicações, CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO VETERINÁRIO.
Leia também: COCEIRA: O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSE SINTOMA, QUAL A DOENÇA QUE MAIS COÇA E O QUE DEVO FAZER?