Quimerismo é uma ocorrência genética rara que ocorre em humanos e em animais.
Nos animais muitas vezes funciona como um atrativo provocando admiração e encantamento dos tutores e das pessoas. A foto dessa linda gatinha inglesa de nome Narnia percorreu o mundo encantando as pessoas. Sua mãe possuía dois tipos de DNA em seu corpo e ela nasceu com um rosto com duas caras parecendo uma obra de arte.
Entre os humanos essa síndrome pode levar ao aparecimento de inúmeras consequências aos seus portadores e quem sabe levantar suspeitas e colocar em dúvida a confiabilidade do DNA. A descoberta de uma característica específica de alguns seres traz a necessidade de uma analise mais detalhada do DNA: as quimeras humanas.
ESTUDOS EM HUMANOS
Estudos em humanos revelam que há cerca de 40 indivíduos em todo o mundo. Apesar de raro a alteração é muito importante. Pode ser embrionário (natural) ou artificial.
O Quimerismo embrionário também conhecido como quimerismo genético ou natural, o bebê é formada por dois materiais genéticos diferentes e se desenvolve naturalmente no organismo materno. O indivíduo que apresenta células geneticamente diferentes devido a fusão de 2 ou mais embriões antes de 4 dias de gestação tem alta probabilidade de apresentar essa síndrome.
Tal fato pode parecer normal quando o zigoto é do mesmo sexo: Quando zigoto de sexo diferentes pode gerar complicações (doença autoimune, 2 tipos sanguíneos e ser hermafrodita), células de dois embriões se fundem e formam um único indivíduo. Pode ocorrer também síndrome de Down, neurofibromatose e Câncer. Esse é o quimerismo embrionário.
Já o quimerismo não embrionário ou artificial pode surgir após a realização de transfusão de sangue ou doação de órgãos. Assim, foi encontrado células quiméricas em sangue periférico após protocolos de transfusões de sangue e em transplante renal.
Nos humanos podem surgir ambiguidade genital, pele com coloração desigual, ou olhos com cores distintas dentre outros.
Sappho foi uma célebre poetisa grega da ilha de Lesbos, considerada um ícone lésbico e uma das poucas vozes femininas que sobreviveram ao longo dos séculos desde a antiguidade.
Entre os humanos quando não há uma manifestação física do quimerismo o diagnostico é mais difícil. Dependendo da ocorrência de um evento especifico pode desencadear a desconfiança da condição de quimera levando um resultado incerto do DNA.
O fato pode colocar a mãe das crianças em situação crítica pois o exame DNA pode revelar que não é mãe, embora sendo, afastando a possibilidade de reconhecimento dos direitos dos filhos. É muito comum que pais se recusem a reconhecer a maternidade de suas crianças quando os resultados aparecem negativos.
Pesquisas tem mostrado que a existência de mais de um DNA em um mesmo individuo possibilitou situações inusitadas como a dúvida quanto a paternidade gerando importantes situações jurídicas com repercussão na vida dos envolvidos. O quimerismo é uma questão médica mas pode envolver a esfera jurídica em complicações e implicações graves entre casais e famílias.
O DNA das crianças sempre batem com o DNA da mãe. No entanto alguns estudos tem mostrado o contrário no caso de quimeras. Foi encontrado que o DNA de crianças não batiam com o DNA da mãe mas batia com o DNA da avó materna o que é curioso e pode gerar conflito.
QUIMERISMO EM PETS.
O quimerismo também pode ocorrer em diversas espécies animais inclusive em cães e gatos. Algumas vezes se destacam com uma beleza distinta encantando os olhos e despertando curiosidades das pessoas.
Quando dois óvulos são fecundados originando dois embriões com características genéticas diferentes e ainda dentro do útero se fundem formando um único individuo ai pode surgir o quimerismo. Uma famosa formação genética é a da gatinha Narnia que apresenta uma cara dividida exatamente em uma metade cinza e outra metade preta.
Os embriões que sofreram fusão quando do mesmo sexo costumam não apresentar problemas, mas quando do sexo diferentes costumam nascer com dois grupos sanguíneos, baixa imunidade e hermafroditismo dentre outros. Alguns animais com quimerismo apresentam uma beleza única, especial e em geral possuem um organismo com suas funções vitais dentro dos parâmetros.
Animais com baixa imunidade devem ser tratados e os hermafroditas passar por uma correção cirúrgica. O animal quase sempre leva uma vida saudável, visitando o Médico Veterinário como os demais pets.
Leia também o artigo: CONSANGUINIDADE: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS
Para mais assuntos sobre pets e curiosidades acesse o site: www.meupetsaudavel.com e adquira meu livro: Como conservar seu pet forte e saudável pelo telefone (62) 99606-2154
Muito obrigado!