POSSE RESPONSÁVEL DE UM CACHORRO

0
166
posse responsável de pets

O QUE É POSSE RESPONSÁVEL?

Posse responsável é ter a guarda, ser o guardião, cuidar de forma adequada do seu pet.

É saber zelar do pet sem deixar faltar alimento de qualidade, água potável, brinquedos, acessórios, assistência veterinária e amor.

Procurar estudar, buscar informações, conhecimento a fim de assegurar um pet forte e saudável.

É oferecer um ambiente favorável, limpo e arejado visando o conforto do pet.

Saber estimular hábitos saudáveis respeitando suas características, oferecendo o que faz bem para assegurar uma vida harmoniosa com a família.

É não descuidar de fazer corretamente controle de carrapato, pulgas, vermes, vacinação antirrábica e múltipla de qualidade e por profissional capacitado; fornecer suprimento hídrico adequado, higiene.

Você está preparado para adotar ou adquirir um pet?

O CRMV-SP faz uma alerta aos tutores em potencial, que desejam levar um pet para casa:

1°) Todos os membros da família estão de acordo com a presença do animal?

2°) O animal terá onde ou com quem ficar quando o tutor for viajar?

3°) O animal terá um espaço adequado para dormir, brincar, se alimentar, beber, fazer suas necessidades fisiológicas?

4°) O tutor tem tempo para fazer passeios e dar atenção diária que o animal requer?

5°) Haverá condições de custear despesas com acessórios, medicamentos, alimentação, brinquedos, caixa de transporte, caminha…

6°) Terá condições de levar o animal regularmente ao Médico Veterinário e ao banho e toAntes de tomar atitude tão importante busque informações, orientações e conhecimento lendo um bom livro sobre pet e esclarecendo dúvidas com especialista.

TER A POSSE DE UM PET É UM GESTO PRAZEROSO, DE BONDADE MAS DE GRANDE RESPONSABILIDADE.

A pessoa que desejar adquirir ou adotar um cachorro deve ter em mente que está assumindo uma grande responsabilidade e um compromisso social.

Seu pensamento deve estar voltado não somente para si mas também para o animal e para as pessoas da comunidade.

É necessário fazer um planejamento analisando e anotando os custos com alimentação, materiais, equipamentos, brinquedos, assistência veterinária, medicamentos, produtos de limpeza dentre outros.

O recomendável é que, antes de levar o cachorro para casa, o tutor leve o pet ao Médico Veterinário para uma consulta Veterinária de bem estar, ocasião em que colherá informações, orientações, conteúdos importantes de muita utilidade para o êxito de uma criação adequada e responsável.

Alguns itens são indispensáveis e irão ajudar ao tutor que deseja adquirir um pet.

1°) Escolha do animal.

A família ao decidir adquirir um cachorro vai escolher a raça, finalidade pretendida, se de companhia ou para guarda.

2°) Cuidados básicos com:

a) Alimentação:

Evite fornecer ração das mais baratas pois são de qualidade inferior. O pai da medicina DR Hipócrates já dizia “faça do seu alimento o seu remédio”. O mesmo funciona para os pets. Boa alimentação contribui para assegurar uma vida saudável.

b) Hidratação:

O fornecimento hídrico deve ser adequado a fim de evitar comprometimento de todo o sistema orgânico.

Veja também:A desidratação nos pets é muito mais frequente do que imaginamos. Veja causas e dicas de como prevenir e tratar.”

c) Higiene:

Assegure uma higiene do pet e do ambiente onde ele vive. O piso e instalações devem ser conservados sempre limpos e o banho do pet deve ser em função da raça, da temperatura ambiente e das orientações do Médico Veterinário.

d) Combate a ecto e endoparasitas:

É muito importante administrar vermífugo de acordo com o peso e idade do pet, seguindo a tabela do fabricante.

Controlar pulgas e carrapatos no animal e no ambiente periodicamente e sob orientação do Médico Veterinário. A incidência de doença alérgica por picada de pulgas e a doença do carrapato (erliquiose) é muito alta, acarretando graves danos ao animal e o tratamento é em geral, muito oneroso.

Veja também: ERLIQUIOSE, A DOENÇA DO CARRAPATO.

e) Não descuidar das vacinas múltiplas e da antirrábica. Esta é obrigatória por lei por se tratar de uma virose que não tem cura e preocupa o mundo inteiro. Todo cão a partir de 90 dias de idade deve ser vacinado e o procedimento repetido anualmente.

f) Castração

Se o tutor não deseja tirar produção do seu animal, o ideal é proceder a castração. (veja também o  artigo: Castrar ou não castrar?

g) Atividade física e socialização.

Após aplicar as doses iniciais de vacinas no filhote, estando o mesmo imunizado adequadamente, pode ser iniciado passeio matinal como atividade física e socialização não esquecendo da peitoral e do saquinho cata fezes. Evitar o cãozinho sair à rua sozinho pois pode pegar doenças com outros cães e sofrer acidentes.

h) Quem ama seu animal cuida.

Seu animal necessita de atenção, carinho.

Foram criadas leis  Federal e Municipal para punir pessoas que proporcionam maus tratos ou abandonam os pets.

Dados recentes divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que mais de 30 milhões de animais encontram-se abandonados no Brasil.

Estimativas apontam para 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados.

MALTRATAR E ABANDONAR ANIMAIS É CRIME.

Praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animas silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos está sujeito a detenção de três meses a um ano de detenção e multa (Artigo 32 da lei federal n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e lei municipal n°4.731 de 44 de janeiro de 2008)

A pessoa que maltratar mutilar ou abandonar um pet pode ser punido pela Lei de Crimes Ambientais caso seja denunciado pelo fone 197 com provas como fotos, vídeos, imagens de circuito interno de condomínios, áudios, testemunhos e outros, podendo a pena variar de dois a cinco anos de prisão além de multa e proibição de guarda.

Precisamos cuidar melhor dos nossos pets, buscando conhecimentos, primando a posse responsável.

A editora Mizuno acabou de lançar um livro Como conservar seu pet forte e saudável, a preço de lançamento. Recomendo.

O mesmo pode ser adquirido diretamente pela Editora Mizuno ou pela Amazon, Submarino, Americanas, Mercado livre.

Mais artigos com informações, orientações, conhecimento e curiosidades, acesse o site: www.meupetsaudavel.com

Muito obrigado.

Artigo anteriorTUDO SOBRE CONSTIPAÇÃO EM CÃES
Próximo artigoUM CACHORRO ME MORDEU! O QUE EU FAÇO?
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui