Cadela produzindo pouco Leite. O que fazer?

2
626
Cadela amamentando seus filhos!
Cadela amamentando seus filhos!

Muitas vezes as cadelas recém paridas, passam por situações que podem comprometer a alimentação dos recém nascidos e a sua própria sobrevivência.

CAUSAS DA BAIXA PRODUÇÃO DO LEITE

1 – Uma gravidez precoce (primeiro cio).

2 – Grávida com sérias deficiências orgânicas: anemia, fraqueza, baixa imunidade, baixa resistência orgânica, infecção, falta de vitaminas, (B-12) e minerais (cálcio, ferro), alimentação deficiente, problemas hormonais, ecto e endoparasitas, dentre outros.

3 – Às vezes acontece a morte da mãe, durante o parto ou por outro motivo, deixando o tutor preocupado quanto a solução da alimentação dos filhotes.

4 – Filhotes de cruzamentos consanguíneas.

Felizmente, o crescimento e o desenvolvimento do mercado, tem levado Laboratórios Farmacêuticos Veterinários a desenvolverem pesquisas nas diversas áreas, inclusive nutrição.

Leite para Filhotes

Atualmente, já existem leite próprio para cães órfãos e para cães debilitados e também mães fracas que produzem pouco leite. Temos:

1 Pet Milk em pó (100g e 500 g) para cães e gatos filhotes.

2 – Milk Bomguy líquido (280 ml) super premium filhotes.

3 – Suport Milk Dog pó (300 g) para cães filhotes.

4 – Leite para filhotes Pupy Milk Repamix 300 (cães e gatos).

5 – Papinhas para desmame diversas marcas.

Mas, nem sempre esses produtos estão ao alcance do tutor, no momento desejado, e se torna necessário buscar uma fórmula caseira que se assemelha ao máximo com o leite materno:

33% de proteínas, 16% carboidratos, 44% de gorduras, 7 % de minerais e vitaminas, e 100% de amor.

 INGREDIENTES

1 – Um copo americano de leite de vaca não processado pelo método UHT (Usar leite de fazenda, magro ou de saquinho.)

2 – Duas a três gemas de ovos caipira

3 – Uma colher de sopa de azeite de Oliva extra virgem.

4 – Uma colher das de café de um bom suplemento vitamínico mineral líquido ou pó.

5 – Uma pitadinha de sal.

O Preparo

Colocar os ingredientes em uma panela, misturar   bem e aquecer, testando na pele para avaliar que esteja apenas morno.

Utilizando mamadeira adequada, já disponível em lojas de Pet Shop, higienizada e fervida, oferecer aos cãezinhos em quantidade suficiente cerca de 8 a 10 vezes ao dia e vai aumentando o intervalo e o volume de acordo com o peso, a idade, ou seja, de acordo com a necessidade, tendo o cuidado de não fornecer de forma inadequada.

Um fator a considerar é com a posição do cão em relação a mamadeira que deve ser bem próxima à cadela deitada, em um ângulo de aproximadamente de 45°.

Assim poderá ser evitado, além do desconforto, engasgo, constipação, aspiração do leite, tosse, vômito podendo levar a quadro mais grave como pneumonia e morte.

Quanto aos gatinhos, os mesmos necessitam de porcentagem de ingredientes diferentes dos cães.

Eles precisam de:

  • Mais proteína animal (42%).
  • Menos gordura (25%).
  • Mais carboidratos (26%).
  • Menos minerais (4%).

Esses ingredientes acrescidos de vitaminas, pro bióticos e pre bióticos, devem totalizar cerca de 180 a 200 Kcal por um copo americano o que é considerado bem próximos dos constituintes do leite da gata em amamentação.

Poderá acrescentar carne de vaca cozida, ou de frango com caldo e batida no liquidificador e um pouco de azeite de oliva extra virgem.

Preparo e administração é semelhante ao indicado para cães filhotes. Muito obrigado.

VOCÊ JÁ PRATICOU UMA BOA AÇÃO HOJE?

PARA MAIORES INFORMAÇÕES   ORIENTAÇÕES E INDICAÇÕES, CONSULTE UM MÉDICO VETERINÁRIO.

Leia também: CONSANGUINIDADE: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS.

Artigo anteriorCONSANGUINIDADE: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS
Próximo artigoO QUE EU POSSO FAZER PELO O SEU ANIMALZINHO, HOJE?
O Blog meu pet saudável foi criado pelo Médico Veterinário Aloízio Apoliano Cardozo, M.S. pela U.F.V. MG, pós graduação em Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Qualittas, pós graduação em dermatologia pela Equalis e participação em vários eventos como Congresso, Simpósio, cursos, palestras , dentre outros, promovidos pela Qualittas e ANCLIVEPA. Atuou por diversos anos prestando Assistência Técnica e Extensão Rural, teórica e prática, com metodologia grupal, aos pecuaristas pela ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) e EMATER-GO ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás). É Diretor do Consultório Veterinário Popular e proprietário de uma loja de Produtos Veterinários: medicamentos, rações, vacinas e acessórios diversos para pet. Trabalhou como voluntário plantonista no Centro de Valorização da Vida (CVV) e no Hospital das Clínicas(HC) da UFG, fazendo palestras para os pacientes, sobre estilo de vida, alimentação saudável e mensagens musicais; participou de vários cursos de dança de salão com professores Jaime Aroxa e Carlinhos de Jesus; foi fundador da Academia de Dança Bolero Passos e Compassos: ministrou curso de dança de salão para pessoas carentes na Paróquia São francisco de Assis contribuindo para um crescimento físico, moral e espiritual. É sócio da Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais e possuidor do selo de qualidade ANCLIVEPA -BRASIL.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui